27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Guaidó pede a líderes do G7 que incluam crise da Venezuela na agenda

PARTILHAR

AFP

O chefe parlamentar Juan Guaidó, reconhecido como presidente inteirino da Venezuela por cerca de 50 países, pediu aos líderes do G7 que incluam a crise da Venezuela na agenda da cúpula celebrada na França, informou neste domingo o Parlamento venezuelano.

Numa mensagem, Guaidó pediu aos presidentes do G7 considerar em sua agenda “a crise na Venezuela” assim como “explorar e coordenar uma ação comum que permita sanções exemplares contra violadores de direitos humanos”, informou a Assembleia Nacional, de maioria opositora, em nota.

Dos países do G7 – integrado por Estados Unidos, França, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Itália e Japão – os cinco primeiros reconhecem o líder opositor como presidente interino. Itália e Japão não o reconhecem, mas são favoráveis a novas eleições.

Na carta, o líder opositor destacou que “a crise humanitária complexa que vive Venezuela” foi “provocada pelo regime usurpador de Nicolás Maduro” e “afeta gravemente os cidadãos e a estabilidade da região”.

A cúpula do G7, que começou em 24 de agosto e terminará nesta segunda-feira, teve entre seus temas centrais os devastadores incêndios florestais da Amazônia.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Ministro do Petróleo, cargo de alto risco na Venezuela

Cinco dos oito ministros do Petróleo nos dez anos do presidente Nicolás Maduro no poder na Venezuela acabaram foragidos...

Procurador venezuelano questiona acidente de Lula e o acusa de ‘engano’ por veto nos Brics

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, questionou neste sábado (26) o acidente doméstico sofrido pelo presidente do Brasil,...

Centro Carter apresenta atas das eleições venezuelanas na OEA

O Centro Carter apresentou nesta quarta-feira (2) ante a OEA “atas originais” das eleições na Venezuela que “demonstram” a...

A Venezuela de Maduro ‘é insustentável’, afirma líder opositora

María Corina Machado liga a câmera. Atrás dela, o fundo neutro de suas últimas aparições desde que passou à...