26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Grande Saara: Líder do Estado Islâmico morto por forças francesas

PARTILHAR
FONTE:RFI

O anúncio da morte do líder do autodenominado Estado Islâmico no Grande Saara foi feito, esta madrugada, pelo Presidente francês Emmanuel Macron. Esta quinta-feira, em entrevista à RFI, a ministra da Defesa, Florence Parly, precisou que isso aconteceu “há algumas semanas”.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou na madrugada desta quinta-feira, no Twitter, que o líder do grupo terrorista “Estado Islâmico no Grande Saara” (EIGS), Adnan Abu Walid Sahraoui, foi “neutralizado” por forças militares francesas. Emmanuel Macron acrescentou que este é “um grande sucesso” da operação antiterrorista francesa Barkhane no Sahel.

Esta manhã, em entrevista à RFI, a ministra da Defesa, Florence Parly, disse que o ataque que resultou na morte do número 1 do EIGS aconteceu “há algumas semanas”.

“É um ataque que aconteceu há algumas semanas e hoje estamos certos que era mesmo o número 1 do EIGS”, afirmou a ministra, saudando “um grande sucesso” do exército francês.

“Quando se atinge um elo essencial, desorganiza-se e enfraquece-se estes grupos terroristas”, continuou Florence Parly, indicando que os números 2 e 3 do Estado Islâmico no Grande Saara também foram “neutralizados” na Primavera e no mês de Julho.

“Adnan Abou Walid al-Sahraoui era o líder terrorista que procurávamos na medida em que era um chefe incontestado, autoritário e sem outro concorrente no seio do EIGS. Foi ele quem ordenou o ataque no Níger em Agosto de 2020 e o assassínio de seis trabalhadores humanitários franceses da associação Acted e do seu guia”, sublinhou.

O autodenominado Estado Islâmico no Grande Saara foi criado em 2015 por Adnan Abou Walid al-Sahraoui, antigo membro da Frente Polisário, depois membro da Al-Qaida no Magrebe Islâmico. Ele tinha sido apontado como “inimigo prioritário” no Sahel durante a cimeira de Paul, no sudoeste de França, em Janeiro de 2020.

Ele é considerado como o responsável da maior parte dos ataques na região das “três fronteiras”, a zona que abarca o Mali, o Níger e o Burkina Faso.

No passado mês de Junho, o Presidente francês anunciou uma redução da presença militar francesa no Sahel e o fim da operação Barkhane, depois de oito anos no terreno, contra um dispositivo mais centrado nas operações de contraterrorismo.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Zaire: Cidadão de 46 anos morto à pancada no Aeroporto “Comandante Ndozi”

Um cidadão, identificado por Jeremias António Pando, 46 anos de idade, foi, na quinta-feira, encontrado morto na pista do...

Pelo menos um morto e três feridos após tiroteio em discoteca de Madrid

Um tiroteio na discoteca Caña Brava, na cidade espanhola de Madrid, no início da manhã desta segunda-feira, fez pelo...

Acidente na estrada nacional 120 provoca um morto e um ferido no Cuanza Norte

Um acidente ocorrido no domingo último, na estrada nacional 120, na província do Cuanza Norte, na localidade do Alto...

Director do Colégio Devir encontrado morto após ingerir ‘Kifaru’ e uma garrafa de vinho

Um cidadão, de 47 anos, foi encontrado, esta quarta-feira, sem vida, no interior de um colégio privado, no bairro...