27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

‘Grammy de África’: Nove cantores de países lusófonos nomeados entre eles cinco angolanos

PARTILHAR

Nove cantores de países africanos de língua portuguesa estão nomeados nas categorias de melhores artistas do festival All Africa Music Awards, que este ano registou um número recorde de inscrições. Entre os nomeados estão cinco angolanos.

Considerado os ‘Grammy de África’, o Festival de Todos os Prémios de Música de África (Afirma, no acrónimo em inglês) registou 8.880 inscrições e conta com artistas de 50 países africanos das cinco regiões de África, além de 10 países dos Estados Unidos da América e da Europa, incluindo Portugal.

Em relação ao galardão para melhor artista feminina, entre as nomeadas encontram-se quatro de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP): Anna Joyce (Angola), Edmazia Mayembe (Angola), Pérola (Angola) e Soraia Ramos (Cabo Verde).

 - portal de angola
Nove cantores de países africanos de língua portuguesa estão nomeados nas categorias de melhores artistas do festival All Africa Music Awards que este ano registou um número recorde de inscrições<br >© Facebook

Os nomeados para melhor artista masculino, oriundos de países lusófonos, são C4 Pedro (Angola), Calema (São Tomé e Príncipe), Rui Orlando (Angola), Djodje (Cabo Verde) e Nelson Freitas (Cabo Verde).

Em relação à categoria de melhor artista africano na diáspora, Nelson Freitas está nomeado pela ligação entre Cabo Verde e Portugal.

Segundo a organização do certame, das 8.880 inscrições registadas para o festival deste ano, a região da África Ocidental lidera (30,4%), seguindo-se a África Oriental (28,8%), a África Austral (22,9%), a África Central (12,3%), o norte de África (4,9%) e os artistas internacionais (0,7%).

As nomeações estão dispersas por 40 categorias de prémios regionais e continentais, os quais serão conhecidos já em Novembro.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Negociações da AGOA entre os EUA e África estão num impasse, enquanto a África teme ficar refém das tensões económicas EUA-China

Os Estados Unidos querem um programa comercial “mais útil e eficaz” com a África, disse neste sábado a representante...

Angolanos emigram em crescente número

O último relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo de Portugal mostra que, em 2020, Angola foi o segundo país...

Nomeados ministros de Estado esta sexta-feira

O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, esta sexta-feira, os ministros de Estado. Eis Decreto Presidencial Por conveniência de serviço; O Presidente...

Eleições Gerais de 2022: Angolanos desesperados após o pleito

Angola vive uma crise pós-eleitoral que está a fomentar o clima de medo e desespero entre muitas famílias, um...