Cerca de 64 toneladas de produtos diversos chegaram, este domingo, ao Cuando Cubango, para beneficiar mais de 25 mil famílias camponesas assoladas pelas inundações, estiagem e praga de gafanhotos.
A confirmação foi feita hoje, segunda-feira, pela directora do Gabinete de Acção Social, Família e Igualdade de Género no Cuando Cubango, Aida Rosalina Pedro Manuel, tendo explicado que este é o primeiro apoio que o governo recebe, numa iniciativa da Presidência da República.
Entre os produtos constam 200 caixas de óleo vegetal, 100 de conserva de sardinha e 550 de massa alimentar, 200 sacos de farinha de milho, 150 de arroz, 150 de açúcar e 150 de feijão, mil canecas, mil e 250 chapas de zinco, cem pratos de alumínio e 150 fogões eléctricos.
De acordo com a responsável, os produtos serão encaminhados para os municípios do Dirico, Cuangar, Rivungo, Calai e Mavinga, onde já estão identificadas as famílias afectadas pelas calamidades, com vista a atenuar e mitigar a fome que enfrentam actualmente.
Ainda para acudir as famílias afectadas, será lançada, esta quinta-feira, em Menongue, a campanha “Abraço solidário, somos Angola”, uma iniciativa das empresas públicas e privadas da comunicação social, apoiada pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.