26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Governo quer expandir pré-escolar para 46 por cento até 2050

PARTILHAR
FONTE:ANGOP

O Governo pretende expandir até 2050, a taxa de frequência da segunda etapa da educação pré-escolar para 46 por cento, disse , este sábado, o secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias José.

O secretário de Estado, que falava no encontro de Reflexão Sobre a Criança em Angola promovido pela Igreja Tocoista, sublinhou que a meta é alcançar uma taxa de 90 por cento nas matrículas para a iniciação, construir mais de 260 mil salas de aulas com equipamentos adequados e passar a média de escolarização ajustados de quatro para 6 anos.

Gildo Matias José destacou que se pretende assegurar que a educação pré-escolar seja exercida por educadores de infância qualificados, de maneira a se atingir a cifra de 700 professores qualificados.

Por sua vez, a subcomissária Luísa Paim, que abordou o tema Tráfico de Crianças – Prevenção, Proteção e Assistência às Vítimas”, citou alguma forma de agir dos traficantes, baseadas em anúncios cativantes na internet sobre romances e agências de emprego que resultam em raptos, exploração infantil, trabalho forçado e extração de órgãos para comercialização.

Na sua óptica, para mitigar tais práticas é necessário se emponderar as famílias, reforçar a qualidade no sistema de educação e garantir maior abrangência da escolaridade aos membros da sociedade em idade escolar.

Por sua vez o chefe de Departamento de Telecomunicações e Transformação Digital, Cristóvão Quiombo, que falou do uso das TICs Por Crianças e Adolescentes: Riscos e Oportunidades, aconselhou os pais a usarem o aplicativo “Controlo Parental” a fim de controlar os sites que os pequenos têm acessado.

Alertou que as TICs acarretam consigo múltiplos riscos que podem culminar com a violação da privacidade, desinformação, dependência, isolamento social, entre outros.

Para o professor do Instituto Superior Politécnico Tocoista, Carlos Mariano Manuel, a instabilidade social das famílias e a falta de condições financeiras são factores que contribuem para o agravamento da situação de vulnerabilidade da criança e adolescente.

O encontro de reflexão sobre a criança em Angola, que encerrou este sábado, enquadrou-se nas celebrações do dia da criança Tocoista que se assinala a 20 de Maio e da criança Africana a 16 de Junho.

O dia 16 de Junho, consagrado a criança Africana, foi instituído em homenagem as crianças Sul-africanas assassinadas durante a realização de uma marcha promovida pelos jovens estudantes negros que reclamavam por melhores condições de ensino e aprendizagem.GIZ.MAG.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Jucarente recupera carteiras danificadas da escola José Marti

A acção está direcionada às instituições do ensino públicas e privadas, tendo o acto de lançamento contado com...

Presidente da Harvard, Claudine Gay, renuncia

O mandato de Gay foi o mais curto da história de Harvard, disse o jornal, e seguiu-se à crescente...

França quer cooperação no domínio da geminação de escolas

A República Francesa manifestou, esta quinta-feira, interesse em desenvolver uma parceria com Angola no domínio da geminação de escolas. ...

Bengo implementa projecto educação da segunda oportunidade

Os municípios do Ambriz e Dande vão beneficiar, a partir deste mês de Outubro, do projecto de alfabetização educação...