O governo francês aprovou um financiamento de vários milhões de euros para apoiar as vítimas dos ataques terroristas no extremo norte de Moçambique. O anúncio foi feito em Maputo por David Izzo, embaixador francês em Moçambique. O montante da ajuda ainda não foi revelado.
O diplomata francês David Izzo teve um encontro com Roque Silva, secretário-geral da Frelimo, partido no governo, para anunciar a ajuda do governo francês às vítimas da violência armada no norte de Moçambique.
“A França confirmou importantes financiamentos nas últimas semanas a favor do Programa de Apoio e de Ajuda às pessoas deslocadas, vitimas da violência terrorista em Cabo Delgado”.
Roque Silva, secretário-geral da Frelimo, referiu que saiu satisfeito do encontro que manteve com uma delegação do Ministério dos Negócios Estrangeiros e de Cooperação de França.
“Sentimos neles o reiterar do compromisso de continuar a trabalhar no apoio humanitário que é um dos grandes dramas que o país está neste momento a viver”.
A presença de Moçambique na cimeira de financiamento França – África a ter lugar no dia 18 deste mês, em Paris, também foi abordada no encontro entre a missão francesa e o secretário geral do partido no poder.
De salientar que os ataques terroristas contra Palma, província de Cabo Delgado, ocorreram no passado dia 24 de março.