26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Governo francês vai ajudar vítimas dos ataques terroristas em Moçambique

PARTILHAR
FONTE:RFI

O governo francês aprovou um financiamento de vários milhões de euros para apoiar as vítimas dos ataques terroristas no extremo norte de Moçambique. O anúncio foi feito em Maputo por David Izzo, embaixador francês em Moçambique. O montante da ajuda ainda não foi revelado.

O diplomata francês David Izzo teve um encontro com Roque Silva, secretário-geral da Frelimo, partido no governo, para anunciar a ajuda do governo francês às vítimas da violência armada no norte de Moçambique.

“A França confirmou importantes financiamentos nas últimas semanas a favor do Programa de Apoio e de Ajuda às pessoas deslocadas, vitimas da violência terrorista em Cabo Delgado”.

Roque Silva, secretário-geral da Frelimo, referiu que saiu satisfeito do encontro que manteve com uma delegação do Ministério dos Negócios Estrangeiros e de Cooperação de França.

“Sentimos neles o reiterar do compromisso de continuar a trabalhar no apoio humanitário que é um dos grandes dramas que o país está neste momento a viver”.

A presença de Moçambique na cimeira de financiamento França – África a ter lugar no dia 18 deste mês, em Paris, também foi abordada no encontro entre a missão francesa e o secretário geral do partido no poder.

De salientar que os ataques terroristas contra Palma, província de Cabo Delgado, ocorreram no passado dia 24 de março.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Crise política agrava-se em Moçambique com manifestantes e jornalistas atacados esta manhã em Maputo pela polícia

A Polícia moçambicana dispersou esta manhã, 21 de outubro, uma manifestação no centro de Maputo, convocada pelo candidato presidencial...