25.6 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Governo etíope declara estado de emergência ante avanço das forças de Tigray

PARTILHAR

O governo da Etiópia declarou estado de emergência nacional, após as forças do norte da província de Tigray terem conseguido conquistar territórios.

Anteriormente, o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, instou os cidadãos do país a carregarem as suas armas para defenderem a pátria das forças da Frente Popular para a Libertação de Tigray (TPLF, na sigla em inglês).

A TPLF, por sua vez, declarou ter tomado duas cidades no sul da província e que estava a marchar para a capital do país, Addis Abeba, a 380 quilómetros de distância. Porém, até agora, ainda não foi confirmada, oficialmente, a captura dessas duas cidades.

“O estado de emergência visa proteger os civis contra as atrocidades sendo cometidas pelo grupo terrorista TPLF [Frente Popular para a Libertação de Tigray] em várias partes do país”, reportou a mídia estatal.

O conflito entre o governo etíope e a TPLF teve início em Novembro de 2020, depois que Tigré conduziu eleições regionais desafiando a autoridade de Addis Abeba, que tinha ordenado que as eleições fossem adiadas por causa da COVID-19.

No entanto, a TPLF declarou que a autoridade do governo já tinha expirado com ou sem covid-19 e por isso o governo estava destituído da sua legitimidade, pois falhou em conduzir o processo eleitoral.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

EUA: Prolongado estado de emergência devido ao 11 de Setembro

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prorrogou por um ano o estado de emergência nacional contra o terrorismo,...

Governo angolano não declara estado de emergência no Sul e líder católico alerta para “catástrofe”

O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República de Angola afirmou não haver necessidade...

Capital do Canadá paralisada e agora em estado de emergência

A cidade de Otava declarou o estado de emergência depois dos protestos dos camionistas e milhares de manifestantes contra...

Bispos da CEAST defendem estado de emergência no sul de Angola

Bispos católicos defenderam a declaração de estado de emergência no sul do país, devido à seca e fome provocada...