25.3 C
Loanda
Domingo, Novembro 24, 2024

Governador do Zaire reconhece atrasos na conclusão do Hospital de Campanha

PARTILHAR
FONTE:JA

O governador da província do Zaire, Pedro Makita Júlia, reconhece haver algum atraso na conclusão das obras do Hospital de Campanha do município do Nzeto, para atender casos de Covid-19.

Pedro Makita, que fez estas declarações após a visita efectuada ao Hospital Municipal do Soyo, no quadro da jornada nacional sócio-comunitária para a moralização da sociedade, promovida pelo Movimento de Apoio Solidário de Angola (MOVANGOLA), disse que a conclusão das obras está a depender da chegada, de Portugal, de parte do material.

O governador provincial disse, entretanto, que apesar disso, há garantias de que o hospital, projectado para 80 camas, poderá estar concluído nos próximos dias.

Após a conclusão, o hospital vai contar também com áreas de pequena cirurgia, atendimento de pacientes graves e críticos, cuidados intensivos, serviços de hemodiálise, entre outras. As obras de construção tiveram início em Julho de 2020.

Relativamente às obras do Hospital de Campanha do Soyo, Pedro Makita avançou que s aguarda pela montagem da infra-estrutura que dará corpo àquela unidade, sublinhando que já foi concluída a plataforma de betão armado que vai servir de base da estrutura principal.

“Os equipamentos e outros materiais essenciais já estão no terreno”, explicou.

O Hospital de Campanha do Soyo, cujas obras tiveram início em finais de 2020, é uma doação do Governo dos EUA. Está projectado para 50 camas, áreas de pequena cirurgia, atendimento de pacientes graves e críticos, cuidados intensivos e serviços de laboratório e imagiologia autónomos.

Brigada de sensibilização
Uma brigada solidária, denominada “Fica em Casa”, destinada à sensibilização dos cidadãos para a prevenção contra o novo coronavírus, foi criada sábado, no Soyo, pelo Movimento de Apoio Solidário de Angola (MOVANGOLA).

A brigada, composta por 40 elementos, foi criada no âmbito do projecto “Mãos dadas no combate e prevenção à Covid-19”.

A brigada vai também ajudar os governos provinciais e administrações municipais no saneamento básico, nas acções contra calamidades naturais e outras contra o ambiente.

O presidente do MOVANGOLA, António Alcino Sawanga, frisou que o reforço das acções de combate à Covid-19 faz parte dos grandes objectivos da organização, com a criação de brigadas “Fica em Casa” em todos os municípios do país.

“Apelamos aos agentes solidários a unirem-se aos esforços das autoridades, com vista à multiplicação de informação no seio das comunidades sobre os riscos da pandemia. Já foram constituídas brigadas solidárias nas províncias de Luanda, Cabinda, Benguela, Cuanza-Norte, Bié, Huambo e agora aqui no Zaire”, referiu.

O governador do Zaire reconheceu a importância da criação da brigada no Soyo, sublinhando que vai contribuir, significativamente, na sensibilização das populações, sobretudo das pessoas que continuam a violar as medidas de prevenção contra a Covid-19, por não acreditarem na sua existência.

“Penso ser uma mais-valia e esperamos contar com estes jovens nesta nobre missão solidária ao nível da província, porque os cidadãos continuam a desobedecer às medidas de prevenção”, realçou.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Tribunal Constitucional nega que haja atrasos nas decisões sobre partidos

O Tribunal Constitucional de Angola nega a existência de atrasos relativamente a decisões relacionadas com partidos políticos, sublinhando que...

Lourenço espera consenso no Parlamento sobre autarquias; oposição responsabiliza Governo pelos atrasos

O Presidente angolano reconheceu, neste segunda-feira, 14, em Cabo Verde ser uma “anormalidade” que Angola não tenha instituído ainda...

Huíla: Registo eleitoral vai bem, diz Gabinete Provincial, mas oposição queixa-se de atrasos

Os partidos políticos da oposição na província angolana da Huíla continuam a queixar-se da lentidão do processo do registo...

Atrasos no gás e pandemia fazem Moçambique crescer “uns modestos 2,8%”

A consultora Fitch Solutions considerou hoje que o atraso nos investimentos do gás natural no norte de Moçambique e...