A FinTech Moniepoint nigeriana angariou 110 milhões de dólares em novos financiamentos de investidores, incluindo a Google, para expandir as soluções bancárias e de pagamentos digitais em toda a África, disse a empresa na terça-feira.
A Nigéria é o mercado FinTech que mais cresce em África, impulsionado pelos seus mais de 200 milhões de habitantes, muitos dos quais ainda não têm acesso a serviços financeiros, como a banca.
A Moniepoint iniciou as suas operações em 2015, fornecendo infraestrutura e soluções de pagamento para bancos e instituições financeiras, mas cresceu e agora também oferece serviços bancários pessoais.
A última rodada de financiamento foi apoiada por investidores existentes, a Development Partners International, sediada em Londres, e a empresa de private equity Lightrock. O Africa Investment Fund do Google e a Verod Capital entraram como novos investidores.
Fontes próximas da transação disseram que o novo financiamento avaliou a Moniepoint em mais de mil milhões de dólares, dando-lhe o estatuto de “unicórnio” – um termo para empresas tecnológicas com uma avaliação de mil milhões de dólares ou mais.
O novo capital seria utilizado para acelerar o crescimento da Moniepoint em África e construir uma plataforma integrada para as empresas.
“Esta plataforma incluirá serviços como pagamentos digitais, serviços bancários, câmbio (FX), crédito e ferramentas de gestão empresarial, tornando-se um balcão único para soluções empresariais”, disse Moniepoint.
A Moniepoint começou a oferecer serviços bancários pessoais em agosto do ano passado. A fintech afirma processar mais de 800 milhões de transações, com um valor mensal superior a 17 mil milhões de dólares.