27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Gold Standard suspende a Emissão de Créditos de CO2 do Zimbabwe

PARTILHAR
FONTE:Bloomberg

A Gold Standard, uma verificadora de compensações de carbono, suspendeu temporariamente a emissão de créditos de projetos baseados no Zimbabwe, após o anúncio do país no início deste ano de que planeja receber metade da receita gerada por tais transações.

A decisão entra em vigor imediatamente, disse um porta-voz da Gold Standard por e-mail na terça-feira. A Gold Standard atuou como verificadora de cerca de 20 projetos de compensação de carbono no Zimbabwe.

“Após o anúncio em maio, estivemos em contato com o governo do Zimbabwe para esclarecer suas implicações, o que levou à nossa decisão de interromper a emissão” para cumprir a legislação nacional, disse o porta-voz da Gold Standard.

A medida pode servir de alerta para outros países africanos, como Malawi e Zâmbia, que, desde o anúncio da decisão do Zimbabwe, indicaram que podem seguir o exemplo, agitando ainda mais o mercado de créditos de carbono de US$ 2 bilhões.

O Zimbabwe é o terceiro maior emissor de compensações de carbono da África depois do Quénia e da República Democrática do Congo, disse Jaye Connolly-LaBelle, diretor executivo da RippleNami Inc. , uma empresa de coleta de dados. O país da África Austral é responsável por 13% das emissões de compensações de carbono do continente e 1,7% das emissões de compensações de carbono globais, disse RippleNami.

Michael Usi, ministro do meio ambiente do Malawi, disse a Bloomberg na conferência que seu país receberá uma parcela ainda não determinada da receita. Collins Nzovu, ministro do meio ambiente da Zâmbia, disse numa entrevista que “se tivéssemos 50%, ficaríamos muito felizes, esses são os números que estamos analisando também”.

Um porta-voz da Gold Standard disse na época que os governos que buscam uma supervisão mais forte devem agir de uma maneira “que permita investimentos positivos em ações climáticas e desenvolvimento sustentável”.

Ainda assim, o maior verificador mundial de compensações de carbono, Verra, disse por e-mail que, embora tenha interrompido o registo de projetos e a emissão de créditos após o anúncio inicial do governo do Zimbabwe, retomou esses processos. Seus projetos no Zimbabwe continuam ativos, disse um porta-voz no e-mail.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

China avança na corrida para obter lítio de África e investirá 2,8 mil milhões de dólares em lítio e energia no Zimbabwe

As empresas chinesas receberam licenças no terceiro trimestre que poderão gerar um fluxo de investimento de 2,79 mil milhões...

Empresa de Dubai vai gerir um quinto da área territorial do Zimbabwe para projetos de créditos de carbono

A Blue Carbon, uma empresa sediada no Dubai, assinou um memorando de entendimento com o Zimbabwe para gerar créditos...

Brasil limitará emissões de carbono para grandes empresas poluidoras

O Brasil criará um limite para as emissões de dióxido de carbono para grandes empresas poluidoras como parte de...

Zimbabwe: Líder da oposição denuncia “fraude” e intimidação nas eleições

O líder da oposição no Zimbabué, Nelson Chamisa, denunciou "fraude" e "obstáculos óbvios" nas eleições presidenciais e legislativas, "um...