O Senegal venceu o CAN Sub-17 de futebol, derrotando Marrocos na final por 2-1 no Estádio Nelson Mandela em Argel.
O Campeonato Africano das Nações de Sub-17 de futebol masculino decorreu na Argélia, apurando quatro equipas para o Mundial da modalidade. Os dois finalistas da prova, bem como os dois semi-finalistas, apuraram-se para o Campeonato do Mundo que está sem sede após a desistência do Peru que admitiu não ter as infra-estruturas prontas a tempo e horas para a competição.
Senegal arrecadou mais um troféu
O Senegal acabou por vencer por 2-1 a selecção marroquina no Estádio Nelson Mandela em Argel, em território argelino.
Os golos foram apontados por Serigne Fallou Diouf, de grande penalidade, e por Mamadou Savane respectivamente aos 80 e 83 minutos para o Senegal, enquanto Marrocos abriu o marcador com um tento de Abdelhamid Ait Boudlal aos 14 minutos de jogo.
Os senegaleses confirmaram o favoritismo visto que em seis jogos disputados, sofreram apenas dois golos e marcaram 15 (!): 1-0 frente ao Congo, 3-0 perante a Argélia, 3-0 frente à Somália, 5-0 no encontro perante os sul-africanos, e 1-1 frente ao Burkina Faso. No derradeiro jogo o Senegal derrotou Marrocos por 2-1.
De referir ainda que a Federação Senegalesa de futebol conquistou recentemente o CAN de seniores, o CHAN de seniores, o CAN Sub-20, o CAN de futebol de praia, e o CAN Sub-17, faltando apenas o CAN Sub-23 para dominar, por completo, o continente.
Recorde-se também que os marroquinos, que ameaçaram não participar na prova, por não ter voo directo com a Royal Air Maroc – RAM -, acabaram por se deslocar com um voo directo com outra companhia, e terminaram no segundo lugar na competição.
Burkina Faso, 3° lugar
O Burkina Faso venceu por 2-1 o Mali no Estádio 19 de Maio de 1956 em Annaba, no dia 18 de Maio de 2023.
O Burkina Faso arrecadou assim o terceiro lugar, o último no pódio, no entanto as duas nações apuraram-se para o Mundial da modalidade.