26 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Fundação Arte e Cultura doa às crianças da Ilha de Luanda manuais de apoio para formação artística durante o confinamento

PARTILHAR

Cem pessoas entre crianças e adolescentes, da Ilha de Luanda, bairro Casas Novas, sector Ponta, começaram a receber nesta semana manuais de apoio para a formação artista. A iniciativa é da Fundação Arte e Cultura, através do seu projecto Escola das Artes e visa garantir a formação artística dos petizes, enquanto durar a pandemia e o confinamento social.

O referido manual é uma produção da Escola das Artes da Fundação e traz conteúdos práticos nas áreas de dança Ballet, Reciclagem e Decoração, uma componente de Alfabetização e instruções sobre prevenções contra a Covid-19.

De acordo com uma nota enviada ao Portal de Angola, a entrega dos manuais começou nesta segunda-feira e está ser feita de porta a porta. As crianças contempladas fazem parte das mais de 300 crianças e adolescentes que frequentam o Centro Cultural da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda.

“Esta é a primeira fase e estamos a atender 100 crianças, enquanto preparamos as condições para atender as outras crianças e adolescentes. A nossa intenção é manter o ritmo formativo das crianças e adolescentes que frequentam o nosso Centro Cultural”, responsável da Escola das Artes, Marta Faustino.

 - portal de angola
Fundação Arte e Cultura tem o seu foco na inserção social das famílias em situação de vulnerabilidade e risco e no apoio às artes e à cultura angolana<br >foto cedida

A pequena Isabel João Miguel, de 11 anos de idade, foi uma das primeiras beneficiadas. Segundo disse, tem saudades de voltar à escola e ocupar os seus tempos livres no Centro Cultural da Fundação, aprendendo artes.

“Eu quero ir para a escola, mas o coronavírus… está aborrecer”, tentava desabafar, mas não encontrava palavras para exprimir o seu descontentamento pelo novo rumo que a sua vida tomou, fruto da pandemia. Para além do trabalho de casa, disse que vai aproveitando as tele-aulas, rotina que vai poder fazê-lo ainda mais com o manual que recebeu.

Quem não ficou de fora foi a adolescente Marlene Domingos, de 15 anos de idade. Encontrada a lavar roupa, a pequena disse que vai conciliando a brincadeira com trabalhos de casa.

“Obrigado pelo manual, vou ler sempre e praticar”, disse a pequena.

Daniel de Carvalho Pacheco é uma criança de 8 anos e encontrava-se a frequentar a 3ª classe, antes da Covid-19. Ele demonstrou conhecer as medidas de segurança para se prevenir da pandemia, uma razão para dizer que não terá dificuldades de entender o capítulo sobre as medidas de prevenção que o manual traz.

“Durante esta fase, ando a fazer as tarefas que a Fundação deixou e as tarefas da escola”, disse o pequeno.

Sobre a Fundação
Fundada no dia 25 de Janeiro de 2006, a Fundação Arte e Cultura tem o seu foco na inserção social das famílias em situação de vulnerabilidade e risco e no apoio às artes e à cultura angolana. Recentemente inaugurou o seu novo Centro Cultural e sede na Ilha de Luanda, onde centenas de crianças e adolescentes participam nas mais diversas áreas de formação, designadamente as artes plásticas e performativas, artesanato, corte e costura, música e dança, ioga e ginástica, informática e actividades de superação escolar, entre outras.

A Fundação Arte e Cultura é parte integrante da Menomadin Foundation, organização internacional de investimento de impacto e filantropia, representando ainda, em Angola, o compromisso de responsabilidade social corporativa do Grupo Mitrelli, principal mecenas da Fundação.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Papa Francisco abre Jornada Mundial da Criança no Estádio Olímpico de Roma

O pontífice presidiu à inauguração e à primeira celebração da Jornada Mundial da Criança no Estádio Olímpico de Roma. O...

Participantes ao encontro sobre criança pedem agravamento da moldura penal

Os participantes do primeiro encontro de reflexão sobre a criança em Angola recomendaram o agravamento da moldura penal para...

Crianças proibidas de mendigar nas ruas da Guiné-Bissau

A partir de segunda-feira (27.03), não pode haver crianças a mendigar nas ruas da Guiné-Bissau, ordenou o Presidente Sissoco...

Os diferentes apoios para quem tem filhos na Europa

O dinheiro é a maior preocupação que impede os jovens adultos no Reino Unido de constituir uma família, de...