Um milhão, 152 mil e 829 litros de combustível, que tinham como destino a República Democrática do Congo (RDC) foram apreendidos, nos últimos dez meses, pela Polícia Nacional na província do Zaire, por tentativa de contrabando.
Trata-se de 468 mil e 808 litros de gasolina, 328 mil e 851 de gasóleo e 355 mil e 170 litros de petróleo iluminante, apreendidos em diversos postos fronteiriços da província do Zaire com a RDC.
Os números foram avançados quarta-feira, em Mbanza Kongo, pelo comandante provincial do Zaire da Polícia Nacional, comissário Firmino Uyamba, quando dissertava o tema sobre “segurança pública e cidadania”, num encontro que serviu para a recolha de contribuições para o Plano Estratégico de Desenvolvimento Integral da Juventude.
Informou que, durante o período em balanço, foram abortadas 353 tentativas de contrabando de combustível para o país vizinho, que resultaram na detenção de 123 presumíveis contrabandistas.
O encontro, que juntou estudantes e membros da sociedade civil, foi promovido pelo Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto.
Quatro dos seis municípios da província do Zaire partilham fronteira com a RDC, designadamente Mbanza Kongo, Soyo, Nóqui e Cuimba. DA/JL