26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

França vai punir militares que denunciam “desintegração” do país

PARTILHAR
FONTE:RFI

Vão ser sancionados os militares franceses no activo que assinaram um artigo de opinião na revista “Valeurs Actuelles” a denunciar a “desintegração” do país devido ao islamismo e à criminalidade nos subúrbios. Entretanto, uma sondagem hoje publicada diz que 58% dos franceses apoia os signatários do artigo.

Cerca de uma centena de altas patentes militares, entre eles 20 generais, assinaram uma crónica a criticar a acção do Governo face à “desintegração” da França devido ao islamismo e à criminalidade nos subúrbios.

No texto, datado de 21 de Abril, os militares pedem ao Presidente Emmanuel Macron que defenda o “patriotismo”.

Pelo menos 18 dos signatários do artigo estão actualmente no activo e vão ser sancionados, segundo François Lecointre, chefe do Estado Maior das Forças Armadas. Quanto aos mais graduados e já na reforma, Lecointre afirma que poderão ser exonerados.

Este artigo de opinião foi apoiado pela líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, que sublinha que “a situação é tão grave que foi preciso que as Forças Armadas” se pronunciassem.

O Governo acusa Marine Le Pen de aproveitamento político, com a ministra da Defesa, Florence Parly, a considerar a acção dos militares de “inaceitável” e “irresponsável”.

Entretanto, uma sondagem hoje publicada dá conta que 58% dos franceses apoia os militares em causa.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A Fitch Ratings colocou a notação de crédito da França numa perspectiva negativa devido ao elevado défice orçamental

A Fitch Ratings colocou a França em perspectiva negativa um dia após o governo apresentar o seu orçamento para...

Macron inicia consultas na França para nomear novo governo

O presidente da França, Emmanuel Macron, recebeu nesta sexta-feira (23) os líderes da coalizão de esquerda Nova Frente Popular...

Sem outra escolha, o presidente francês, Macron, aceita demissão do primeiro-ministro Gabriel Attal

O presidente francês, Emmanuel Macron, aceitou na tarde desta terça-feira a demissão do primeiro-ministro, Gabriel Attal. No entanto, Attal e...

França: Presidente pede a forças republicanas uma maioria sólida

O presidente Emmanuel Macron pede que as forças republicanas construam uma maioria sólida no parlamento, antes de nomear novo...