Especialistas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), ligados à previsão do tempo, vão analisar e projectar o comportamento climático a nível desta região do continente, durante o fórum anual, a realizar-se em Luanda, de 28 a 30 deste mês.
A decorrer sob o lema “compreender o Sistema Terrestre para construir Resiliência contra os Eventos extremos recorrentes na região da SADC”, este 23º Forum Regional do Clima da África Austral (SARCOF-23) está a ser precedido de um forum técnico (PRE-SARCOF), iniciado segunda-feira (19).
Segundo uma nota da organização a que a Angop acesso hoje, o evento visa obter consenso na análise dos resultados e elaborar a previsão para toda a região austral de uma forma geral, sendo posteriormente refinada pelos especialistas a nível dos respectivos países.
O mesmo culminará com a elaboração da previsão Sazonal para o período reservado a época chuvosa com maior incidência no período entre Outubro e Abril, nos países que constituem o bloco da África Austral, incluindo Angola, que regista seca na parte sul desde Setembro de 2018.
O SARCOF – Forum Regional do Clima da África Austral, realizado pelo Centro Climático da África Austral – junta todos os anos técnicos de Angola, África do Sul, Botswana, Republica Democrática do Congo (RDC), Comores, E-swatini (antiga Swazilândia), Lesotho e Madagascar.
Especialistas do Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe também participam desta reunião temática da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.