24.8 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Forças de defesa e segurança acusadas de ocupação ilegal de terrenos no município de Viana

PARTILHAR

O administrador municipal de Viana, Manuel Pimental, informou recentemente ao ministro do Interior, Eugénio Laborinho, a existência de efectivos de defesa e segurança que comandam grupos que ocupam ilegalmente terrenos nesta circunscrição.

Manuel Pimentel declarou que a sua administração “teme perder o controlo da situação que tem ganhado proporções alarmantes naquela zona”.

Questionado pelo Novo Jornal sobre este “velho problema” no seu município, o administrador respondeu que a visita de Eugénio Laborinho “foi muito esperada”, e avançou que durante o encontro foi feito uma síntese sobre a vida e o dia-dia dos munícipes e a segurança pública em Viana.

“Um dos assuntos principais colocados na mesa foi a denúncia de crimes ligados à ocupação anárquica de terrenos, o envolvimento de muitos funcionários afectos à administração de Viana e aos órgãos de defesa e segurança”, revelou Manuel Pimentel.

“O senhor ministro nos trouxe conforto durante a sua visita, e recomendou ao comandante municipal de Viana para ter mão dura perante esse tipo de crimes que afectam a vida dos munícipes”, referiu, sublinhando que o ministro do Interior “não trouxe apenas promessas, trouxe meios que vão reforçar a polícia no combate ao crime”.

Manuel Pimentel destapa a existência de vários problemas em Viana, e argumentou que a polícia tem “muitas dificuldades” em combater a criminalidade naquele município devido à sobrepopulação.

“Nós temos uma população acima dos três milhões de habitantes. E o número de efectivos não é suficiente. O senhor ministro prometeu aumentar o número de efectivos, formar mais … este tipo de crimes de venda e ocupação de terrenos só continuam até agora porque existe protecção de elementos ligados ao aparelho de Estado”, destacou, reiterando que a administração de Viana não vai “medir esforços para combater a ocupação anárquicas e venda de terrenos”.

“O maior pólo industrial de Angola está em Viana, existem comunidades estrangeiras que vivem em Viana, existem empresários que querem investir no nosso município. E falam de segurança pública, querem segurança, mas também temos que criar condições para que os seus bens e a sua integridade física sejam garantidos aqui em Viana”, finalizou.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Lar do Patriota: Um “campo de batalha” entre a Polícia de Luanda e camponeses

Camponeses dizem ser vítimas de perseguições de comandantes da polícia de Luanda e de figuras ligadas à política envolvidas...

Viana monta postos para regularização de terrenos

Um posto para regularização de terrenos será instalado, nos próximo dias, nas instalações do extinto Gabinete de Desenvolvimento Hidráulico...

Filipe Nyusi diz que Forças de Defesa e Segurança estão a fazer frente ao terrorismo

Presidente moçambicano saúde envio da força da SADC mas diz que nacionais estarão na linha da frente O Presidente moçambicano...

Moçambique: Forças de Defesa e Segurança abatem 36 terroristas

As Forças de Defesa e Segurança (FDS) abateram 36 terroristas durante os ataques a vila sede de Palma, na...