25.8 C
Loanda
Terça-feira, Novembro 26, 2024

Forças armadas devem aprimorar a prontidão combativa em Cabo Delgado, diz ministro da Defesa

PARTILHAR

VOA | Ramos Miguel

O ministro moçambicano da Defesa Nacional, Salvador M’Tumuke, manifestou-se profundamente preocupado com os ataques armados dos insurgentes em Cabo Delgado, apesar de, segundo ele, estarem confinados a quatro distritos daquela província do norte de Moçambique.

Na semana passada, segundo a imprensa moçambicana, os insurgentes atacaram três distritos, nomeadamente, Nangade, Muidumbe e Macomia, tendo morto sete pessoas, agravando o clima de medo e terror que se vive na região.

Para o ministro da Defesa Nacional, “a situação de ataques perpetrados por malfeitores ainda prevalecem. Esta situação é desafiante para as forças de defesa e segurança em geral, e para as forças armadas em particular”.

Falando num encontro com altas patentes militares, em Maputo, o governante disse que as forças armadas devem aprimorar a prontidão combativa, para inverter o cenário.

Entretanto, a estratégia governamental de privilegiar a componente militar no combate aos insurgentes tem sido questionada em alguns círculos de opinião, alegadamente porque não tem sido muito eficiente.

Afirma-se que a existência, na região, de muitos jovens desempregados, facilita o recrutamento dos insurgentes, com alegadas promessas de emprego.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Crise política agrava-se em Moçambique com manifestantes e jornalistas atacados esta manhã em Maputo pela polícia

A Polícia moçambicana dispersou esta manhã, 21 de outubro, uma manifestação no centro de Maputo, convocada pelo candidato presidencial...