27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Fome no sul de Angola provoca saída de populações para o Tômbwa

PARTILHAR
FONTE:VoA

A situação de fome e desemprego no sul de Angola está a provocar a movimentação de pessoas da província da Huíla para o Namibe, onde pessoas tentam encontrar melhores meios de subsistência no Tômbwa.

A VOA falou com deslocados do Chiange na Huíla e um deles, identificado apenas por Hatwevila, disse estar à “procura de trabalho por causa da fome”.

“A caminhada a pé tinha durado duas semanas”, disse.

Outros foram para as zonas agrícolas do Curoca na luta pela sobrevivência.

“Chamo-me Candjity, é a fome que nos trouxe aqui para o Tômbwa, e alguns dos nossos colegas com algumas crianças foram para o Curoca onde há zonas agrícolas à procura de serviço do campo”, revelou à VOA.

Marcelino Chipala, soba do Pindá, confirmou a presença dos deslocados da Huíla, mas alerta que também em Tômbwa há pessoas assoladas pela fome.

Ele disse que diariamente regista-se a entrada de pessoas provenientes dos várias localidades da região sul de Angola, incluindo o Namibe.

“Estamos em paz e cada um pode ir aonde quiser e aqui as pessoas veem todos os dias, mas também há fome, o peixe desapareceu e diariamente vejo pessoas de Caconda, Caluquembe até mesmo da cidade de Moçâmedes”, disse o soba do Pinda.

Enquanto isso, o Governo do Namibe recebeu de Luanda 80 toneladas de bens alimentares destinadas as comunidades assoladas pela fome.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Gaza: comunidade internacional exige investigação a mortes de civis

Uma distribuição alimentar na Faixa de Gaza terminou com a morte de 110 palestinianos, segundo o ministério da saúde...

SG da ONU aponta aumento da pobreza e fome nos países em desenvolvimento

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou, esta sexta-feira, em Havana, Cuba, que o índice de pobreza e...

Fome e aumento alarmante de casos de desnutrição no Bengo

No decurso do primeiro semestre deste ano, mais de 400 casos de desnutrição foram oficialmente registados no Hospital...

Sob Bolsonaro, mortes de yanomami por desnutrição cresceram 331%

O número de mortes por desnutrição de indígenas da etnia yanomami aumentou 331% nos quatro anos do governo do...