Angop
A Extrem Eventos promove, nesta sexta-feira, 10, um concerto musical intitulado “gala dos trabalhadores”, com o cantor, compositor e interprete angolano Filipe Mukenga.
Durante o evento, que terá lugar a partir das 19 horas, Espaço Taliana (Talatona), no âmbito do projecto musical “Clássicos do Talatona”, Filipe Mukenga tem em perspectiva a interpretação de clássicos de sua autoria e da música popular brasileira.
Temas como “Nvula”, “Weza”, “Blues Pala Nguxi”, “Fruto Maduro”, “Fio de Cabinda”, “Dikixi”, “Kianda Kianda”, “Eu vi Luanda”, “Ndilo Keva” e “Mulogi” fazem parte do repertório do músico, considerada uma das principais referências da cultura nacional.
Filipe Mukenga começou a tocar em 1964 por influência dos Beatles. Colaborou com grupos como: Os Brucutus, os Indómitos, The Five Kings, The Black Stars, Os Rocks, os electrónicos, os Jovens e Apollo XI.
Gravou o seu primeiro álbum, “Novo Som”, em 1990. Colabora ainda num dos temas do disco “Mingos & Samurais”, de Rui Veloso. Em 31 de Maio de 1991 actua, conjuntamente com Os Tubarões, no Coliseu dos Recreios.
“Kianda Kianda”, o seu segundo álbum gravado em Paris pela editora Lusáfrica, lançado em 1994. Em 1996 é gravado o lítero-musical intitulado “O Canto da Sereia: o Encanto” em que é co-autor com Filipe Zau.
Em 2003 colocou no mercado o seu terceiro disco intitulado “Mimbu Iami” gravado no Brasil e em Portugal.
Cinco anos depois, isto em 2008, recebe, conjuntamente com Filipe Zau o prémio Common Ground Music Award, atribuído pela associação “Search for Common Ground”.
“Nós somos nós” é o título do quarto disco do músico gravado no Brasil. Contou com a direcção de Zeca Baleiro. Ivan Lins e Martinho da Vila também colaboram no disco.