A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) começar a implementar ainda este ano em Angola um programa de investimento, denominado “AgrInvest”, com o objectivo de identificar as cadeias de investimento.
Segundo avança Angop, a informação foi avançada hoje, em Luanda, pelo director sub-regional da FAO para África Austral, Felix Onibon, durante um encontro com responsáveis do Ministério do comércio, que abordou questões ligadas às cadeias de valores, agro-negócio e financiamentos.
O responsável referiu que o programa é uma iniciativa global que visa apoiar a promoção do investimento sustentável do sector privado e público-privado na agricultura, fomentando a criação de políticas e condições reguladoras e institucionais favoráveis aos investimentos privados em sistemas agro-alimentares.
Reconheceu a importância de criar um ambiente propício ao investimento sustentável no contexto da diversificação da economia e na consecução dos objectivos de desenvolvimento sustentável, erradicar a pobreza e a fome.
Felix Onibon disse que a FAO predispõe-se a apoiar o Governo de Angola no tratamento dos assuntos inerentes à iniciativa.
Os investidores, referiu, tendem a considerar a agricultura um risco, principalmente a nível primário de produção, daí o AgrInvest concentra-se na resolução dos riscos deste investimento, criando plataformas para diálogo entre os actores da cadeia de valor públicos e privados, de modo a reduzir os riscos do sector, por meio da garantia e partilha de produtos financeiros.
O facto de Angola estar focado na diversificação da economia e valorização da produção nacional, disse ser propício a implementação deste projecto.
AgrInvest tem como objectivo desenvolver capacidades funcionais de instituições, actores da cadeia de valores e produtos locais.