26.8 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Família de manifestante morto em Luanda pede autópsia independente

PARTILHAR

O advogado da família de Inocêncio Alberto de Matos, mais conhecido por Beto, morto na sequência de agressões durante as manifestações da quarta-feira, 11, em Luanda, Angola, exige a realização de uma autopsia independente antes do funeral.

Zola Bambi afirma ser esta a vontade da família e também um elemento fundamental para o processo judicial.

“Não se poderá fazer o funeral enquanto não houver uma autopsia independente e hoje mesmo vamos efectuar o pedido formal para que se faça uma autopsia independente”, confirmou à VOA.

Ao que se sabe, a autópsia oficial, do hospital, já terá sido feita, mas a família reiterar a necessidade de uma autópsia independente.

Recor-se que, em entrevista à VOA, o pai do estudante de 26 anos, Alfredo Miguel Matos, antigo combatente das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), braço armado do MPLA na luta pela independência, disse que o filho não foi morto a tiros, mas sim pela tortura da Polícia Nacional (PN) e exige justiça.

“Pelo que vimos, ele foi assassinado pela polícia, o meu filho não foi baleado, mas vê-se que foi torturado pela polícia”, afirmou Matos.

Por outro lado, os estudantes da Universidade Agostinho Neto (UAN) queixam-se de estarem proibidos de prestarem homenagem ao malogrado Inocêncio de Matos.

Uma nota da Reitoria da UAN apenas a Faculdade de Ciências, onde Matos estudava, “está autorizada a realizar o acto de solidariedade”, mas “todas as demais unidades orgânicas ficam assim impedidas de tal acto”.

A nota proibe ainda os estudantes de se trajarem de preto ou de realizarem um minuto de silêncio.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Angolanos contestam novos preços dos transportes coletivos

Angolanos afirmam que metade dos seus salários vão servir para pagar o táxi, com o novo preço dos transportes...

Jornalista do Novo Jornal vence segunda Edição do Prémio Catoca

O jornalista João Marques Pontes, do Novo Jornal, colocado na província de Benguela, é o vencedor da segunda edição...

Lançada Rede de Mulheres na Governação Local

Uma plataforma que vai conectar as mulheres das diferentes províncias e municípios de Angola denominada, “ Rede de Mulheres...

Primeira-Dama saúda avanços na luta pela igualdade do género

A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, ressaltou, esta quinta-feira, em Luanda, os avanços que o país tem vindo...