Quinta-feira, Julho 4, 2024
31.3 C
Lisboa
More

    Falhas no 112 continuam sem solução e a provocar vítimas

    (GlobalImagens)
    (GlobalImagens)

    As centrais 112 não estão a cumprir com a sua principal função, registando-se cada vez mais casos de doentes que acabam por morrer por não serem socorridos a tempo, denuncia esta quarta-feira o Jornal de Notícias (JN).

    O advogado que morreu após um jogo de basquetebol na Póvoa de Varzim voltou a chamar a atenção para as falhas do sistema de emergência do 112, que é acusado de falhas no seu atendimento.
    As queixas ao serviço são muitas, e já não são recentes, mas uma solução para o problema tarda em chegar.

    O JN conta hoje que as centrais, que funcionam em postos da PSP e da GNR, são antiquadas e possuem sistemas de informação que não fazem o registo credível das chamadas, o que impede monitorizar o tempo médio de atendimento e identificar a quantidade de chamadas perdidas. Assim, os dados que permitem provar que o sistema não está a funcionar corretamente não são apurados, tardando-se em arranjar uma resposta para o problema.

    A central de Braga, a mesma que deveria ter socorrido o advogado da Póvoa de Varzim, é uma das mais problemáticas do país, sendo que o próprio comandante dos Bombeiros do Distrito de Braga, Marinho Gomes, revela ao JN que às vezes existem apenas dois polícias a responder a milhares de pedidos e que as pessoas acabam por ligar diretamente para os bombeiros, que reencaminham as chamadas para o INEM que, por sua vez, aciona os meios necessários.

    Outra das falhas do serviço está relacionada com o sistema de georreferenciação, que apresenta falhas na localização exata de uma chamada, desperdiçando-se informação que poderia ser útil.

    O presidente do Sindicato dos Técnicos de Ambulância e Emergência do INEM, Ricardo Rocha, lamenta que a PSP não abdique da gestão da linha apenas porque esta lhes permite efetuar chamadas gratuitas entre as esquadras. (noticiasaominuto.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    25 soldados condenados à morte por “fugir do inimigo” na República Democrática do Congo

    Vinte e cinco soldados congoleses acusados de "fugir diante do inimigo" durante os recentes combates contra os rebeldes do...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema