26.8 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

FAF: Mota Liz diz que assembleia-geral só «sai» em caso de anulação do processo eleitoral

PARTILHAR

Presidente da Mesa da assembleia-geral explica que indeferiu a proposta dos associados e aconselhou-os a juntarem a prova da existência da decisão judicial, com trânsito em julgado que tenha anulado o processo eleitoral.

O presidente da mesa da assembleia-geral da Federação Angolana de Futebol (FAF), Mota Liz, indeferiu o pedido de nove associações provinciais que a 02 de Março solicitaram encontro magno enquanto se aguarda pela decisão final por parte do Tribunal Provincial de Luanda, em virtude da providência cautelar interposta por Norberto de Castro, então pré-candidato às eleições de 14 de Novembro, ganhas por Artur de Almeida e Silva, constatou o Novo Jornal.

O vice-procurador-geral da República, Mota Liz, em resposta aos associados, aponta que a lei estabelece que só se convoca uma assembleia-geral extraordinária após um pleito eleitoral se o mesmo for considerado nulo por um tribunal, sendo que, no caso da FAF, o que aconteceu foi apenas uma suspensão da tomada de posse na base de uma providência cautelar.

No documento a que o NJ teve acesso, Mota Liz felicita os associados pela manifesta preocupação com o momento menos bom que órgão-reitor pela modalidade vive.

“Verifico que o principal fundamento para a convocação de uma assembleia-geral extraordinária é, na perspectiva dos promotores, a inexequibilidade dos resultados das eleições do dia 14 de Novembro de 2020, por força da decisão judicial decorrente de uma providência cautelar”, afirmou o presidente da mesa da assembleia da FAF.

O responsável lembra que o artigo n.º 24 da Lei n.º 06/14, de 23 de Maio, mostra-se necessário que se junte a prova da existência da decisão judicial, com trânsito em julgado, que tenha anulado o processo e consequentemente tornado inexequível a concretização dos seus resultados.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Assembleia Geral da ONU: quem representará as juntas militares no poder em África?

Das novas juntas militares no poder, apenas a Guiné Conakry se faz representar pelo Presidente de transição. Trata-se da...

CHAN 2023: FAF garante diárias para o estágio em Portugal

Os Palancas Negras estarão engajados na fase final do Campeonato Africanos das Nações reservado a jogadores que evoluem nas...

Eleições Gerais de 2022: Tribunal Constitucional nega provimento ao recurso da UNITA e fecha processo eleitoral

O Tribunal Constitucional, na sua condição de Tribunal Eleitoral, divulgou hoje o acórdão 769/2022, onde nega o recurso da...

Eleições Gerais de 2022: CASA-CE fala do processo eleitoral com diplomatas

Questões ligadas ao andamento do processo eleitoral dominaram esta segunda-feira, em Luanda, os encontros que o presidente da CASA-CE,...