25 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Faculdade de Economia sem dinheiro para promover qualidade de Ensino

PARTILHAR
FONTE:ANGOP

Huambo – A Faculdade de Economia da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), no Huambo, está enfrentar dificuldades financeiras para investir na promoção da qualidade do ensino e aprendizagem.

O facto foi tornado público, terça-feira, pela decana da instituição, Sílvia do Amaral, em declarações à imprensa, no final de uma visita efectuada pelo grupo de deputados do Círculo Provincial do Huambo, com objectivo de constatar o grau de funcionamento da faculdade.

Sem detalhar o valor necessário para o efeito, a responsável disse que a instituição carece de avultadas somas monetárias, para investir em projectos  que possam dinamizar o processo de ensino e aprendizagem, com aposta na investigação científica.

Sílvia do Amaral informou que a Faculdade de Economia da UJES não recebe dotações orçamentais desde 2014, o que motivou a redução dos encargos, com o investimento na formação de qualidade.

Precisou que a situação tem criado inúmeros constrangimentos, sobretudo, nos programas de formação de docentes e na instalação de laboratórios, aliado ao facto de as instalações serem impróprias e ter poucos professores.

Em resposta, o coordenador do núcleo dos deputados do Círculo Provincial do Huambo, Armando Capunda,  disse ter tomado notas das preocupações apresentadas e prometeu levá-las à Assembleia Nacional para que se encontre uma solução.

Apesar disso, reconheceu o nível de organização da instituição, sobretudo, em termos de investigação científica, que mesmo com dificuldades, apresenta resultados satisfatórios.

A Faculdade de Economia, com oito salas de aula, uma biblioteca,  um anfiteatro, uma sala de conferência e demais compartimentos administrativos, tem matriculado no presente ano académico, mais de mil e 500 estudantes.

Com 35 professores, ministra cursos de licenciatura nas especialidades de Economia, Gestão de Empresas, Contabilidade e Auditoria.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Todas as atenções estão voltadas para o Congresso Extraordinário do MPLA

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Continua no segredo dos deuses o conteúdo da proposta de “ajustamento estatutário” que o 8ºCongresso Extraordinário...

Segundo o FMI, o crescimento na África Subsariana está a divergir entre dois grupos, e Angola está no grupo de trás

A África Subsariana alberga nove das vinte economias que mais crescem no mundo este ano, de acordo com o...

Projecto Angola LNG de 12 mil milhões de dólares planeia expansão à medida que aumenta a procura de gás

Os fornecimentos adicionais esperados de gás natural durante o próximo ano levaram o consórcio que opera o projecto Angola...

Haja Homem!

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Em qualquer geografia do mundo mais politicamente consolidada do ponto de vista democrático, entenda-se democracia...