Exxon Mobil Corp propôs um investimento de 10 mil milhões de dólares em operações de petróleo offshore numa nova iniciativa de investimento na Nigéria, disse um porta-voz presidencial na quinta-feira, citando executivos da empresa.
O investimento foi anunciado durante conversas entre o vice-presidente da Nigéria, Kashim Shettima, e o CEO das operações da Exxon na Nigéria, Shane Harris, à margem da Assembleia Geral da ONU em Nova York na quarta-feira, disse o porta-voz presidencial Stanley Nkwocha em um comunicado.
A Exxon planeia se concentrar no desenvolvimento de seu projeto Owo, um projeto considerável em águas profundas com custo estimado de 10 mil milhões de dólares.
A Exxon também planeia gastar 2,5 mil milhões de dólares anualmente para aumentar a produção de petróleo em 50.000 barris por dia (bpd) nos próximos anos e manter as suas operações na Nigéria, apesar de concordar em vender seus ativos terrestres para a Seplat Energy por 1,3 mil milhões.
A Exxon está trabalhando em estreita colaboração com o gabinete do presidente da Nigéria “para garantir acordos fiscais favoráveis que tornarão esse investimento possível”, disse Harris, segundo a citação.
A produção de petróleo, que responde pela maior parte da receita do governo nigeriano e das divisas, aumentou 10,15% no segundo trimestre, com média de 1,41 milhão de bpd, acima dos 1,22 milhão de bpd do ano anterior.
Mas o maior produtor de petróleo da África ainda está enfrentando desafios na sua indústria petrolífera, incluindo roubo em larga escala e sabotagem, apesar de ter aprovado uma lei há três anos para aliviar as incertezas regulatórias e atrair investimentos.