A empresa anglo-sul-africana Investec estabelece negócios de financiamento comercial para empresas e bancos africanos
Os bancos intermedeiam cerca de 40% do comércio africano, em comparação com uma média global de 80%. REUTERS / Njeri Mwangi
A empresa de serviços financeiros cotada em Londres e Joanesburgo, Investec, está apostando que o livre comércio africano está prestes a se tornar realidade ao abrir um novo negócio de financiamento de comércio na África do Sul.
O negócio, lançado no início de Junho, pretende se tornar totalmente operacional dentro de um ano, disse o novo chefe de finanças comerciais institucionais da Investec, George Wilson, ao The Africa Report de Joanesburgo. Ele argumenta que o financiamento do comércio representa até 30% do crescimento do PIB africano.
A Investec terá como alvo empresas, seus bancos e agências de desenvolvimento. A escala das necessidades de financiamento do comércio de África significa que a Investec não terá de competir diretamente com empresas estabelecidas como o Standard Bank e o Mauritius Commercial Bank , diz Wilson. “A África precisa de mais capacidade de financiamento de comércio, não menos. Há capacidade não atendida mais do que suficiente. ”