25.2 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ex-primeiro-ministro australiano enfrenta censura por cargos ministeriais secretos

PARTILHAR

O ex-primeiro-ministro australiano Scott Morrison enfrentará um voto de censura no Parlamento pela autonomeação secreta para vários cargos ministeriais durante a pandemia de covid-19, afirmou seu sucessor, Anthony Albanese.

Morrison assumiu os cargos de ministro das Finanças, Assuntos Internos, Tesouro, Recursos, Agricultura e Meio Ambiente sem informar à opinião pública ou aos ministros que estavam nos cargos.

Uma investigação recente de um juiz determinou que suas ações foram “corrosivas pas a confiança no governo” e recomendou o fim de várias brechas na lei que permitiram manter as nomeações em segredoc.

Apesar da indignação provocada pelas ‘autonomeações’, as ações de Morrison foram consideradas legais.

Albanese afirmou que o Parlamento tentará mudar a lei para garantir que as nomeações ministeriais sejam tornadas públicas.

“Esta semana vamos apresentar um projeto de lei para assegurar que isto nunca volte a acontecer”, declarou Albanese, enquanto aumenta a pressão para que Morrison renuncie a sua cadeira no Parlamento.

O ex-premiê afirma que suas ações foram “prudentes” e necessárias durante a pandemia.

AFP

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Procurador venezuelano questiona acidente de Lula e o acusa de ‘engano’ por veto nos Brics

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, questionou neste sábado (26) o acidente doméstico sofrido pelo presidente do Brasil,...

Trump gaba-se de falar com Netanyahu quase todos os dias

O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (23) que mantém...

Dúvidas sobre idoneidade da justiça são entraves à cooperação

A percepção da falta de idoneidade do sistema de justiça angolano continua a afetar a imagem de Angola no...

Presidente João Lourenço conversa com Joe Biden sobre novas datas para a visita a Angola

O Presidente da República, João Lourenço, falou ao telefone na noite desta quinta-feira, com o seu homólogo dos Estados...