O ex-presidente da África do Sul, Jacob Zuma, que no início deste mês foi transferido da prisão para um centro de saúde, foi submetido a uma cirurgia e permanecerá no hospital para procedimentos adicionais, disse o Governo no domingo.
“O Sr. Zuma foi submetido a um procedimento cirúrgico no sábado, 14 de Agosto de 2021, com outros procedimentos programados para os próximos dias”, anunciou o departamento de serviços correccionais num comunicado, dizendo que ainda não podia prever uma data de alta.
O homem de 79 anos foi internado no hospital para observação a 6 de Agosto por uma condição não revelada e lá permaneceu.
O seu longo julgamento por corrupção, devido a um negócio de armas que datava de mais de duas décadas foi adiado na semana passada para o próximo mês, enquanto se aguarda um relatório médico declarando a aptidão de Zuma para o julgamento.
No mês passado, Zuma começou a cumprir uma sentença de 15 meses de prisão num caso separado – por minimizar uma comissão que investigava a corrupção do Estado sob sua presidência no período de 2009-2018.