O antigo director da agência Elite Models na Europa, Gerald Marie, está a ser investigado pelas autoridades francesas por suspeitas de violação e agressão sexual, incluindo de uma menor, de acordo com a AFP.
A investigação foi iniciada no seguimento de uma denúncia de uma antiga jornalista da BBC e de três ex-modelos da Elite. De acordo com as autoridades, as alegações de “violação e agressão sexual, incluindo violação e agressão sexual de uma menor” vão ser investigadas por uma unidade especial de protecção de menores.
Diz ainda a mesma fonte que a investigação está assente em denúncias feitas por mulheres entre 1980 e 1988 e que dificilmente resultará num julgamento, uma vez que os crimes poderão já ter prescrito. Este é um dos aspectos a ser determinado pela investigação.
Lisa Brinkworth é a antiga jornalista da BBC que apresentou queixa às autoridades. Em Outubro de 1998 trabalhou com infiltrada na Elite Models para recolher informação para um documentário sobre o assédio sexual no mundo da moda. Brinkworth diz que Gerald Marie a agrediu sexualmente durante a uma saída à noite.
O caso nunca foi conhecido porque a BBC e a agência de modelos terão chegado a acordo em 2001, depois de um processo por difamação contra a estação britânica.
Há outras três mulheres a apresentar queixa, porém: Carré Sutton, que diz ter sido violada “várias vezes” em 1986, quando tinha 17 anos; Ebba Karlsson, que diz ter sido agredida sexualmente quando tinha cerca de 20 anos; e Jill Dodd, que diz ter sido alvo de Gerald Marie em 1980, quando tinha 19 anos.