26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ex-almirante russo diz que tragédia do Kursk ocorreu após colisão com submarino da NATO

PARTILHAR

Um almirante russo aposentado alega que o desastre do submarino Kursk, em 2000, foi provocado por uma colisão com um submarino da NATO, desafiando assim a conclusão oficial de que terá acontecido devido a um torpedo defeituoso.

O antigo almirante Vyacheslav Popov, que era o comandante da Frota do Norte da Rússia quando o Kursk explodiu e afundou durante manobras navais no mar de Barents, afirmou, numa entrevista, na segunda-feira, que o submarino da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) colidiu, de forma acidental, com o Kursk, quando o seguia a curta distância.

Vyacheslav Popov disse à agência de notícias estatal RIA Novosti que o submarino da NATO também ficou danificado devido à explosão e enviou um sinal de socorro, não conseguindo identificar a embarcação e reconhecendo não ter provas sustentadas para comprovar a sua afirmação.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, recusou-se a comentar a alegação do antigo comandante e apontou para a investigação oficial, que concluiu que a catástrofe foi desencadeada por uma mistura de combustíveis explosiva proveniente de um torpedo com defeito.

Vyacheslav Popov, que foi considerado culpado pela resposta lenta e desadequada à tragédia quando era comandante da Frota do Norte, já havia apontado a colisão como o principal fator, anteriormente, mas a última declaração foi mais direta e detalhada.

De acordo com a imprensa russa, dois submarinos dos Estados Unidos e outro britânico foram vistos na área perto do exercício naval russo no mar de Barents, quando o desastre do Kursk ocorreu.

A tragédia do submarino Kursk aconteceu durante manobras militares no mar de Barents, matando 118 marinheiros, em 12 de agosto de 2000.

A perda do Kursk permanece até hoje como o pior desastre de sempre da marinha russa, apesar de outros acidentes graves, como o que matou 20 marinheiros asfixiados a bordo do submarino Nerpa, no mar do Japão.

Outros acidentes fatais ocorreram nas décadas de 1960 e 1970, envolvendo submarinos, principalmente soviéticos, mas também americanos, contando entre eles o que provocou o desaparecimento do USS Thresher, com 129 pessoas a bordo, que se tornou o maior desastre com esta tipologia de embarcações até hoje.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Colisão entre duas viaturas causa dois mortos no Bengo

Duas pessoas morreram este domingo, em consequência de uma colisão entre dois veículos automóveis no troço rodoviário desvio da...

Colisão de dois comboios deixa três mortos e 11 feridos na Croácia

Pelo menos três pessoas morreram e 11 ficaram feridas quando um comboio de passageiros colidiu com um de carga...

Viaduto do Prenda: Colisão entre ambulância e autocarro faz um morto

Um acidente envolvendo uma ambulância do hospital Maria Pia e um autocarro da operadora Macon resultou na morte do...

Jovem morre em colisão entre dois carros no centro do Porto

Um jovem de 20 anos morreu após uma colisão entre dois veículos ligeiros, domingo à noite, no cruzamento entre...