27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

EUA tentam libertar missionários sequestrados no Haiti

EUA tentam libertar missionários sequestrados no Haiti

PARTILHAR

O FBI, a polícia federal dos EUA, anunciou nesta segunda (18) o envio para o Haiti de um grupo de oficiais para auxiliar na investigação do sequestro de 16 americanos e 1 canadiano, ocorrido no sábado (16), em Porto Príncipe. Entre as vítimas estão missionários e seus familiares, incluindo cinco crianças e seis mulheres.

De acordo com a polícia local, o sequestro foi perpetrado pelo grupo armado haitiano “400 Mawozo” num momento em que os religiosos saíam de um orfanato, em direcção ao aeroporto, onde o grupo iria se separar.

Em comunicado, a polícia federal americana não deu detalhes de como vai actuar nas buscas e na investigação, mas garantiu esforços para encontrar os reféns. “O FBI integra um esforço coordenado do governo dos EUA para proteger os americanos envolvidos [no sequestro]”, limita-se a afirmar o texto.

Autoridades haitianas não comentaram oficialmente o caso, mas, na manhã desta segunda, o gabinete do primeiro-ministro haitiano, Ariel Henry, divulgou uma nota em que, sem citar o sequestro, nega a relação entre o governo e os grupos armados do país.

A organização americana Christian Aid Ministries, da qual os missionários fazem parte, publicou um comunicado a pedir orações. “Ao mesmo tempo que desejamos a libertação segura dos nossos obreiros, também desejamos que os sequestradores sejam transformados pelo amor de Jesus, a única fonte verdadeira de paz, alegria e perdão”, afirma o texto.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Todas as atenções estão voltadas para o Congresso Extraordinário do MPLA

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Continua no segredo dos deuses o conteúdo da proposta de “ajustamento estatutário” que o 8ºCongresso Extraordinário...

COP29: Em oposição a Trump, China abre-se à UE durante negociações sobre o clima

A China tem uma oportunidade na cimeira climática COP29 de marcar pontos com a União Europeia, potencialmente aliviando as...

Fluxos financeiros ilícitos atingem anualmente 88,6 mil milhões de dólares em África, realçando a urgência de uma estratégia de combate regional

As perdas em África devido aos fluxos financeiros ilícitos (FFI) ascendem a cerca de 88,6 mil milhões de...

Novo relatório da ONU sobre a dívida de África: desmascarar mitos e identificar soluções sustentáveis

O relatório da ONU de 2024, "Desvendando a dívida da África: em direção a uma solução duradoura e durável",...