25.2 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

EUA: Supremo permite investigação às declarações de impostos de Trump

PARTILHAR
FONTE:RFI

Nos Estados Unidos, o Supremo Tribunal anunciou nesta Segunda-feira ter rejeitado o pedido formulado em Outubro pelos advogados de Donald Trump para manter confidenciais as suas declarações de impostos, o que autoriza a justiça de Nova Iorque a continuar a investigar sobre as suspeitas de fraude fiscal que recaem sobre o antigo presidente americano.

Depois de várias reviravoltas em todas as instâncias judiciais possíveis, esgotou-se ontem o último recurso de Trump na sua tentativa de impedir a justiça de Nova Iorque de aceder às suas declarações fiscais, Trump tendo sido o único presidente americano a recusar a total transparência sobre os seus rendimentos.

Reagindo a esta notícia, Cyrus Vance Jr., o procurador de Manhattan que investiga há 3 anos sobre as finanças de Trump, declarou que “o trabalho continua”. Por seu turno, em comunicado, Trump voltou a denunciar uma «caça às bruxas».

Contudo, a empresa que administra as finanças do magnata do imobiliário já informou que o Ministério Público de Manhattan vai receber em breve todos os seus documentos fiscais.

Recentemente absolvido durante o segundo processo de destituição que enfrentou, os problemas judiciais de Trump não terminaram. O antigo presidente americano é suspeito pela justiça de Nova Iorque de ter cometido fraudes fiscais e bancárias ainda antes da sua chegada à Casa Branca em 2017.

A procuradoria de Nova Iorque está a analisar em particular a possibilidade de crimes de falsificação de registos, fraude fiscal ou fraude de seguros por parte da Organização Trump, o procurador Cyrus Vance tendo pedido, neste sentido, o acesso aos registos contabilísticos da empresa Mazars USA e às declarações de impostos de Trump dos últimos oito anos.

Além deste aspecto, a procuradoria-geral de Nova Iorque, está igualmente a conduzir um inquérito sobre quatro projectos imobiliários da Organização Trump e uma tentativa fracassada de comprar a equipa de futebol americano Buffalo Bills, casos que, para já, não são processos criminais.

Paralelamente, o ex-presidente dos Estados Unidos está igualmente a ser investigado na Geórgia sobre as suas alegadas tentativas de influenciar as operações eleitorais naquele estado, no intuito de obter argumentos para contestar a sua derrota nas presidenciais do passado mês de Novembro.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Como poderão as relações da África com a China e os EUA evoluir na era Trump?

À medida que chegam notícias sobre as escolhas do gabinete do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, muitos estão...

Trump deve escolher senador Marco Rubio para secretário de Estado, dizem fontes

Donald Trump deve escolher o senador norte-americano Marco Rubio para ser seu secretário de Estado, disseram fontes na segunda-feira,...

O Brasil caminha na corda bamba entre a iniciativa Cinturão e Rota da China, o G20 e os Estados Unidos

No Brasil, a política externa parece ser uma dança delicada nos dias de hoje, com a administração do Presidente...

Estados Unidos na antessala de uma nova era Trump

Seus adversários pediam para que os eleitores virassem a página, mas será Donald Trump quem escreverá o próximo capítulo...