A Etiópia assinou um acordo para o projeto de um novo aeroporto de quatro pistas que será o maior da África quando a construção for concluída em 2029, disse o chefe da estatal Ethiopian Airlines na sexta-feira.
Localizado perto da cidade de Bishoftu, a cerca de 45 km da capital Adis Abeba, o aeroporto terá capacidade para receber 100 milhões de passageiros por ano e fornecer estacionamento para 270 aeronaves, disse o CEO da Ethiopian Airlines, Mesfin Tasew, numa conferência de imprensa.
A empresa de engenharia e consultoria Sidara, sediada em Dubai, projetará o aeroporto, disse o diretor de operações da empresa, Tariq Al Qanni.
Os planos para construir o aeroporto foram anunciados pela primeira vez em 2018.
Mesfin disse que o Aeroporto Internacional Bole de Adis Abeba, o atual principal centro da maior companhia aérea da África, em breve atingirá a sua capacidade de atender 25 milhões de passageiros por ano.
A Ethiopian Airlines transportou 17 milhões de passageiros no ano fiscal de 2023/2024 e espera transportar 20 milhões de passageiros no ano fiscal que começou em julho.