25.3 C
Loanda
Terça-feira, Novembro 26, 2024

Estudantes do ensino superior contam prejuízos com a greve dos professores

PARTILHAR

Com o reinício das aulas no ensino superior, o Ministério da Educação pede o empenho de todos para “recuperar o tempo perdido” e anunciou que os estudantes perderam 14 semanas lectivas.

A entidade ministerial, num comunicado, deseja que o retorno das aulas não sofra outra suspensão.

Evandra Fortunato, estudante da Universidade Agostinho Neto (UAN), diz que a paralisação das aulas trouxe para os estudantes graves consequências e teme que o pior aconteça.

“Não estamos a cumprir com o que consta da grelha curricular e os professores agora estão a dar matérias de forma bruta e não temos tempo para assimilar a matéria ”, conta.

Ladislau Silva, outro estudante, diz que uma das grandes consequências destas paralisações no ensino superior é que “não teremos uma formação sólida, infelizmente”.

Para Odete Malundo, outra estudante da UAN, esta situação acarreta consigo um mar de incertezas para a vida dos estudantes.

“As consequências são várias, inclusive de fórum psicológico, e traz para os estudantes varias incertezas”, reiterou.

Retoma da greve

O secretário-geral do Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior (SINPES), Eduardo Peres Alberto, avançou, sem gravar entrevista, que a suspensão da greve por 30 dias, entre 5 de Abril e 5 de Maio próximo, foi deliberada em assembleia, mas a mesma pode ser retomada caso as autoridades não aceitem a nova proposta salarial.

Para Francisco Teixeira, presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos, as revindicações dos professores são legitimas, mas a greve tem afectado gravemente a vida dos estudantes universitários no ensino público.

“Do ponto de vista psicológico e do ânimo, os estudantes estão bastante em baixo”, afirmou Teixeira.

Refira-se que o Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior (Sinpes) rejeitou uma proposta de aumento salarial de 6% aparentemente feita pelo Executivo.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

BDA com prejuízos de 40,8 mil milhões Kz no I semestre

Elevada carteira de malparado pressiona os resultados da instituição que tem como objectivo o apoio ao desenvolvimento. Activos caíram...

Estudantes angolanos perderam 14 semanas lectivas com greve dos professores

Após três meses de paralisação, Governo de Angola espera ver resolvidas divergências com docentes. Com o reinício das aulas...

Greve dos professores: Ministério das Finanças acusado de inviabilizar negociações para levantar a greve

O Ministério das Finanças está a ser acusado de ter inviabilizado as negociações que deveriam pôr termo a greve...

Estudantes angolanos anunciam nova manifestação para exigirem fim da greve dos professores

O Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA) anunciou hoje uma nova manifestação, para 19 de fevereiro, pelo fim da greve...