27 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Estudantes angolanos participam na 5ª edição da Huawei ICT Competition

PARTILHAR

Actualmente 12 estudantes e instrutores angolanos participam, a partir de sexta-feira, 11 de Agosto, da Final Regional da 5ª edição da Huawei ICT Competition, uma competição global criada pela Huawei em 2013 para impulsionar o desenvolvimento de talentos de TIC para o desenvolvimento da indústria e a transformação digital a nível global.

A competição teve a sua abertura oficial a 10 de Setembro, sendo que as provas se realizaram nos dias 11 e 12 do corrente, nas instalações do CINFOTEC, localizado no Município de Belas, Via S2, S/N a partir das 09h:00 min.

De acordo com uma nota da organização, a que o Portal de Angola teve acesso, nesta edição, que ocorreu excepcionalmente online, participaram da competição três institutos técnicos, nomeadamente, o Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação (ISUTIC) com três estudantes e um instrutor, na categoria de Redes de Computadores; o Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC) com seis estudantes e um instrutor nas categorias de Redes de Computadores e Computação em Nuvem e o ICT School of C.P (ISCP) igualmente com três estudantes e um instrutor na Categoria de Redes de Computador.

Dividida em duas partes, os participantes foram submetidos a provas de construção e operação de redes e de computação em nuvem, nos formatos de testes de conhecimento e de habilidade técnica usando, como metodologia, a aplicação de testes com simuladores e em ambiente de laboratório virtual.

Segundo Luís Erivaldo Gonçalves, responsável pelo Ecossistema de Talento da Huawei em Angola, “ao participar da competição os nossos estudantes passam a ter acesso ao sistema padrão de certificação da HUAWEI. Por outro lado, passam a ter acesso a uma plataforma para competir e trocar ideias com o fim de aprimorar os seus conhecimentos em termos de Tecnologia de Informação e Comunicação, adquirir habilidades práticas e de aplicação imediata e aumentar a sua consciência em termos de inovação”.
Depois da competição regional os vencedores vão participar da competição global, que normalmente é realizada na China, onde vão concorrer com mais de 40 equipas de vários países do mundo.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Estudantes angolanos montam carro capaz de andar a 110 km/hora

Um grupo de sete estudantes criou um veículo feito inteiramente de materiais reciclados e lixo doméstico. O carro de...

Estudantes angolanos perderam 14 semanas lectivas com greve dos professores

Após três meses de paralisação, Governo de Angola espera ver resolvidas divergências com docentes. Com o reinício das aulas...

Estudantes angolanos anunciam nova manifestação para exigirem fim da greve dos professores

O Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA) anunciou hoje uma nova manifestação, para 19 de fevereiro, pelo fim da greve...

Estudantes angolanos marcham contra aumento de emolumentos

Os estudantes angolanos marcharam este sábado, 17 de Abril, em Luanda, contra aumento de emolumento para entrada nas universidades...