26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Estado angolano não paga dívidas a empresas

PARTILHAR

O não pagamento de dívidas públicas pelo Governo angolano está a forçar pequenas e médias empresas a encerrarem e a despedirem pessoal.

Isto ao mesmo tempo que há acusações que agora para se tentar obter o pagamento de dívidas do Estado é preciso pagar subornos.

Após a divulgação pela VOA da reportagem “Angola: Pequenas e médias empresas lutam para não fechar as portas”, vários empresários contactaram os nossos serviços para denunciar o não pagamento das dívidas que o Estado angolano tem para com as suas empresas.

Muitos deles, receando represálias, pediram o anonimato.

Alberto Daniel Catanganha, empresário que não recebe há vários anos, disse conhecer “tantos agentes económicos que encerraram as portas”.

“A dívida que o Estado tem para com a minha empresa vem desde 2012, paguei trabalhadores, fiz o trabalho e não recebo o que devia”, disse.

O empresário, que actua no ramo da construção civil, acrescentou que teve de dispensar mais de 300 funcionários.

“Nós actuamos na área da construção civil e tínhamos trabalhadores expatriados, chineses, nós pagamos salários aos trabalhadores chineses depois tivemos que os mandar ir embora porque não tivemos condições para suportá-los”, disse.

Lindo Bernardo Tito, jurista e deputado da oposição, diz que os estragos do não pagamento da dívida pública às empresas são visíveis e essa realidade “está a criar enormes dificuldades e a levar ao encerramento de várias empresas, com consequências visíveis uma das quais elevado número de desempregos que resulta deste encerramento das empresas”.

O parlamentar denunciou a existência de suborno no sistema de pagamento das dívidas internas.

“E quem não suborna não tem direito ao pagamento das suas dívidas e isso obviamente está a ter consequências nefastas para a vida empresarial privada do nosso país”, afirmou Tito.

A VOA contactou Adebayo Emanuel João Vunge, director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério das Finanças para um comentário, mas não obteve qualquer resposta.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Mercado cambial actual afectará no balanço das empresas nacionais

O administrador da Aliança Seguros, Marco Mendes, afirmou, que o “mercado cambial actual afectará no balanço de todas as...

Check Point: Estudo revela que grande maioria das empresas não implementou soluções de segurança para o trabalho remoto

Um estudo global entre mais de 1200 profissionais de segurança mostra que as organizações não implementaram soluções de segurança...

Cofre Geral de Justiça acusado de não pagar salário às empresas que controlam as lojas de registos e conservatórias

A direcção do Cofre Geral de Justiça está a ser acusado de não efectuar os pagamentos salariais das empresas...

Estado angolano aprendeu quase 13 mil milhões de dólares em bens e valores, metade fora do país

O Estado angolano já apreendeu cerca de 13 mil milhões de dólares em bens e valores retirados do erário...