Com vista a massificar o futsal e incutir o espírito competitivo nos jovens, a equipa de futebol salão (futsal) da Polícia de Intervenção Rápida (PIR) participou, este, sábado, 30 de Julho, do torneio de amizade para união do futsal, realizado no campo Manuel Berenguel, adjacente a Rádio Nacional de Angola, onde a mesma foi convidada pela Federação a fazer parte do campeonato provincial da modalidade.
Segundo o Inspector-Chefe Benvindo Inácio, coordenador da actividade e responsável do Departamento de Cultura, Recreação e Desporto do Comando Geral, o futsal na Polícia Nacional é a modalidade que mais se destaca na Corporação.
“Neste sentido, tem havido um intercâmbio entre a Federação Angolana de Futsal, a associação provincial da modalidade com vista a potencializar a equipa da Polícia para que venha a jogar a nível profissional”, disse o responsável desportivo da PNA.
Por sua vez, o Presidente do Conselho Jurisdicional da Federação Angolana de Futsal, Téofilo Mendes Adão, disse que esta maratona de futsal serviu também para unir os ex-praticantes masculinos e femininos com a nova geração que agora pratica a modalidade, tendo na ocasião garantido que, neste quesito, a Polícia Nacional é um parceiro importante para a federação de futsal.
Entretanto, o destaque da maratona desportiva recaiu para o jogo entre a selecção de Luanda e da Polícia de Intervenção Rápida cujo resultado foi 4-1, a favor da seleção de Luanda, tendo prevalecido o fairplay entre as equipas.
Refira-se que, em função da qualidade demonstrada em campo, cujos créditos não ficaram em mãos alheias, a equipa da Polícia de Intervenção Rápida foi convidada a inscrever-se no campeonato provincial de futsal, com vista a ombrear de igual para igual com outras equipas que integram a seleção nacional.
Estiveram presentes, o 2º Comandante da PIR, Comissário Mário Queirós, o Chefe Estado Maior do mesmo órgão, Manuel Francisco Luís “Manú”, o Superintendente-Chefe Belmiro Carmelino, Chefe do Departamento de Educação Patriótica do Comando Geral da Polícia Nacional e outras individualidades da Polícia Nacional de Angola, da Federação Angolana de Futsal e da Associação Provincial da modalidade.