25.4 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Emissão do BI no Huambo ultrapassa cifra do ano anterior

PARTILHAR

Quarenta e oito mil e 110 Bilhetes de Identidade (BI) foram emitidos nos primeiros seis meses deste ano, na província do Huambo, mais oito mil e 634 que em igual período em 2018.

A confirmação é do chefe do departamento local de Identificação Civil e Criminal, Hélder Paulo Gomes, em declarações hoje, quarta-feira, à ANGOP, reconhecendo que este aumento demonstra a importância que os cidadãos atribuem ao BI.

Do total de bilhetes, segundo ele, 9.889 foram emitidos em Janeiro, período de grande procura por causa das matriculas escolares, e 9.289 em Julho, por causa do anúncio da realização, em breve, de concursos de ingresso à administração pública.

Contrariamente ao BI, nos primeiros seis meses do ano corrente o departamento de Identificação Civil e Criminal registou uma diminuição notável na emissão de registos criminais, passando de 23.221, em 2018, para 14.621.

Hélder Paulo Gomes deu a conhecer que, dos actos praticados de Janeiro a Junho, foram arrecadados 13 milhões, 194 mil e 720 kwanzas, um pouco abaixo dos 13 milhões, 963 mil e 576 kwanzas de idêntico período em 2018.

Na província do Huambo funcionam oito postos de emissão do Bilhete de Identidade e registos criminais. Porém, em Janeiro deste ano o delegado local da Justiça e dos Direitos Humanos, Ernesto Estevão Pedro, estimou em 500 mil o número de cidadãos locais que possuem este documento, cifra que corresponde, apenas, a 25 porcento do total da população, calculada em dois milhões e 700 mil.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Ministra de Estado destaca engajamento da igreja na promoção da paz

A ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringote, destacou, este sábado, a necessidade de um maior engajamento das...

Acto central do Dia da Paz e Reconciliação Nacional acontece no Huambo

A cidade do Huambo acolhe, quinta-feira, o acto central das celebrações do 22º aniversário da Paz e Reconciliação Nacional,...

Comboio do CFB colhe mortalmente cidadão no Cachiungo

Um cidadão nacional de, aproximadamente, 37 anos de idade, foi colhido mortalmente na manhã deste sábado, por um comboio...

Huambo contemplado com centro de formação de alta tecnologia

A infra-estrutura, com mais de 30 laboratórios e seis oficinas, é uma doação da República Popular da China ao...