O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, decretou tolerância de ponto em todo o território nacional, na próxima quinta-feira (15 de Setembro), dia da tomada de posse dos Presidente e Vice-Presidente da República.
Segundo o decreto exarado esta terça-feira, por João Lourenço, a tolerância de ponto não abrange os trabalhadores que laboram em regime de turnos e resulta da manifestação, por todo o país, pelos diferentes estratos da sociedade, da vontade de comemorar condignamente este acto de tomada de posse.
Refere que o povo angolano exerceu com civismo e patriotismo, nas eleições gerais do dia 24 de Agosto último, o seu direito de voto constitucionalmente consagrado.
Nos termos do artigo 114 da Constituição da República de Angola, o Presidente eleito deve tomar posse nos 15 dias após a publicação oficial dos resultados eleitorais definitivos.
O MPLA e o seu candidato a Presidente da República, João Lourenço, venceram as quintas eleições de Angola, depois das realizadas em 1992, 2008, 2012 e 2017, com 51,17 por cento dos votos válidos, conquistando 124 deputados a Assembleia Nacional.
Segundo os resultados definitivos divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) e validados pelo Tribunal Constitucional, este partido obteve um total de três milhões e duzentos e nove mil e quatrocentos e vinte e nove (3.209.429) votos válidos, superando os partidos UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA, P-NJANGO e a coligação CASA-CE.