26.8 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Eleições Gerais 2022: Presidente da República actualiza dados eleitorais

PARTILHAR
FONTE:Angop

O Presidente da República, João Lourenço, actualizou nesta segunda-feira, em Luanda, os dados eleitorais, no quadro do Registo Eleitoral Oficioso em curso no país.

Em cerca de 10 minutos, o Chefe de Estado, na companhia da Primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, actualizou os seus dados, que lhe vai possibilitar exercer o direito de voto nas eleições gerais previstas para 2022.

Na mesma ocasião, Ana Dias Lourenço procedeu também à actualização dos respectivos dados eleitorais.

O Registo Eleitoral Oficioso, destinado a cidadãos maiores de 18 anos, tem abrangência nacional, sendo a sua actualização extensiva ao exterior do país.

Trata-se de uma exigência decorrente da Lei de Registo Eleitoral Oficioso, publicada em Diário da República, I Série – Nº 178.

Segundo o diploma, o processo abrange os cidadãos angolanos maiores de 18 anos inscritos na Base de Dados do Bilhete de Identidade.

 - portal de angola
Presidente da República João Lourenço acompanhado da Primeira Dama Ana Dias Lourenço<br >Cortesia

Dentro do país, a lei estabelece que o processo decorra nos municípios, distritos urbanos, comunas, bairros e nas povoações, enquanto no exterior a escolha recai para as representações diplomáticas.

Quanto à actualização da área de registo do cidadão, a lei indica que deve ser efectuada por via do Cartão do Munícipe.

Nos termos da lei, a área de registo deve corresponder com o local de residência constante do Bilhete de Identidade e recorda que a actualização desses dados deve ser feita “a qualquer momento”.

O diploma legal estabelece que a transmissão de dados à Comissão Nacional Eleitoral deve acontecer anualmente, até 15 de Dezembro.

O Executivo fornece à Comissão Nacional Eleitoral, em formato digital, o Ficheiro Informático dos Cidadãos Maiores (FICM), onde estão contidos os dados actualizados dos angolanos maiores de 18 anos.

No ano de eleições, sublinha, o FICM é fornecido à Comissão Nacional Eleitoral até dez dias depois da convocação das eleições, antecedidos de um período especial de actualização da Base de Dados de Cidadãos Maiores e publicação provisória.

O referido processo tem em vista permitir a correcção de erros e omissões, a promover pelos interessados.

Em casos de falsificação de documentos com implicações no registo, está previsto que quem incorrer nessa acção arrisca-se a uma pena de prisão até dois anos e a multa que vai de 500 mil a um milhão de Kwanzas.

O processo de actualização do Registo Eleitoral Oficioso iniciou a 15 de Setembro último em todo o país. O acto central teve como palco o município de Cacuaco, em Luanda.

A primeira fase desse processo termina em Março do próximo ano.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

PR advoga na ONU sistema financeiro internacional mais justo

O Presidente da República, João Lourenço, advogou, esta segunda-feira, em Nova Iorque, um sistema financeiro internacional mais justo e...

Dez milhões de luandenses terão água canalizada até 2027

Dez milhões de cidadãos na província de Luanda vão beneficiar de água canalizada, depois de concluídos os projectos Bita...

PR felicita RDC pelo 64.º aniversário da independência

O Presidente da República, João Lourenço, felicitou esta segunda-feira o povo e o governo congolês pela celebração do 64.º...

PR felicita António Costa pela eleição à liderança do Conselho Europeu

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, enviou esta sexta-feira, uma mensagem de felicitações ao ex-primeiro-ministro de Portugal, António...