24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Eleições Gerais 2022: Oposição receia que muita gente seja excluída

PARTILHAR

Depois do Governo ter anunciado que será preciso apenas o bilhete de identidade para votar, os partidos políticos da oposição criticaram a decisão do Ministério da Administração e receiam que muita gente seja excluída das eleições.

Os partidos políticos da oposição alertaram para a possibilidade de irregularidades eleitorais se vier a confirmar-se que a votação seja feita apenas com recurso ao Bilhete de Identidade ao invés do cartão eleitoral.

A vice-presidente da bancada parlamentar da UNITA, Mihaela Weba, considera que isso vai contra o que está estabelecido na Constituição: o direito de voto para todos os cidadãos angolanos em território nacional e no exterior.

Na sua visão, quem não tem bilhete de identidade vai sempre ficar penalizado. Para mais, numa realidade como a nossa, em que sabemos perfeitamente que o Executivo do Presidente João Lourenço não quer arranjar condições para tornar acessível e universal o bilhete de identidade”, sublinhou a deputada.

O presidente da CASA-CE, não compreende como é que o Executivo até agora se tenha “revelado incapaz de conferir a cada cidadão um Bilhete de Identidade se o objectivo é desburocratizar o processo eleitoral e criar condições para uma maior adesão dos eleitores nos futuros pleitos eleitorais.

O Partido de Renovação Social, por sua vez, considerou essa proposta como pessoais do Ministro e do MPLA e que podem não estar no Governo em 2027, tendo salientando que o País continua a ser um Estado atípico.

De referir que o ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, anunciou está terça-feira, o fim do cartão de eleitor até 2027 e que a votação será apenas com o Bilhete de Identidade.

O anúncio foi feito durante a apresentação do Balcão Único de Atendimento ao Público, principal elemento do processo de registo eleitoral oficioso, aos membros do corpo diplomático acreditado em Angola.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Candidato independente nas eleições de Moçambique ameaça greve nacional se a Frelimo vencer

O candidato presidencial independente Venâncio Mondlane ameaçou na sexta-feira convocar uma greve nacional e paralisar Moçambique se o partido...

Senegal: data para eleições presidenciais cria polémica

Um fórum de diálogo promovido pelo Presidente Macky Sall defendeu a 27 de Fevereiro que o chefe de Estado...

Mãe de Navalny lança apelo a Putin para que lhe devolva o corpo do filho

Há cinco dias que não o vejo. Eles não me entregam o corpo e nem sequer me dizem onde...

Alexei Navalny, principal oponente de Putin, morreu, segundo autoridades penitenciárias russas

Autoridades russas confirmam a morte da principal figura da oposição a Vladimir Putin. As autoridades prisionais russas confirmaram a morte...