Os Líderes da Frente Patriótica UNIDA dirigiram-se na manhã dessa quinta-feira a diferentes Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP) para fazerem os seus registos eleitorais.
A jornada começou no município do Kilamba Kiaxi, onde Adalberto Costa Júnior, líder dessa Frente, dirigiu-se a administração municipal e, ao lado de Filomeno Vieira Lopes e de Abel Epalanga Chivukuvuku, efectuou o seu registo eleitoral.
No local, Adalberto Costa Júnior foi ovacionado por vários cidadãos que se faziam presentes na referida administração. Frases como “o povo confia em ti” foram ouvidas, e Adalberto Costa Júnior ao falar a esses apoiantes descredibilizou as informações sobre o seu afastamento da liderança da UNITA.
De seguida, já no município do Talatona, foi a fez de Filomeno Vieira Lopes, Presidente do Bloco Democrático. O político de 66 anos, fez o seu registo num clima de descontração e sempre acompanhado dos seus homólogos.
Abel Epalanga Chivukuvuku, fez o seu registo no município da Maianga, tendo falado aos jornalistas depois do acto, onde apontou “algumas insuficiências” no funcionamento dos BUAPs, em Luanda, tendo exortado os cidadãos, que se queixam de “morosidade no atendimento”, a “aderirem” ao registo eleitoral oficioso, pois, na sua visão, já que se quer alternância em 2022, é necessário que os cidadãos se registem.
Adalberto Costa Júnior, presidente da UNITA, maior partido na oposição, tal como Chivukuvuku, apontou algumas insuficiências, dentre elas, o método de assinatura que considera não ser prático”.
Os três políticos compõem e recém-proclamada Frente Patriótica Unida, plataforma política eleitoral da oposição que se propõe fazer alternância política em Angola em 2022, retirando o MPLA do poder.
A actualização do registo eleitoral, iniciou a 23 de Setembro e terminará em Março de 2022, é feita nos BUAP com a emissão de um cartão de munícipe, após apresentação do cartão de eleitor ou do Bilhete de Identidade.