24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Eleições Gerais 2022: CNE aprova etapas para escrutínio de 2022

PARTILHAR

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) apreciou e aprovou, esta segunda-feira, em sessão plenária extraordinária, o fluxograma (etapas) do escrutínio e apuramento das eleições gerais previstas para 2022.

A informação foi prestada pelo porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, tendo explicado que esta é uma ferramenta de trabalho com vista a facilitar o escrutínio do pleito.

O fluxograma clarifica o fim da votação, o encerramento da contagem de votos nas assembleias e o processo de elaboração das actas, desde a mesa de voto até as actas sínteses, que servirão de base para o apuramento final.

Lucas Quilunda referiu que, no quadro da preparação das eleições gerais, o plenário aprovou também o cronograma das acções institucionais do processo eleitoral, que estabelece as tarefas conducentes ao pleito eleitoral até a proclamação dos resultados finais.

Este cronograma contempla a constituição de comissões de trabalho encarregues de conduzir todo o processo para aquisição de material tecnológico e logístico.

Neste âmbito, as comissões devem trabalhar com urgência no sentido da busca de soluções tecnológicas para as eleições, bem como a realização de concursos públicos para a contratação de empresas encarregues da transportação da logística directa e inversa.

Angola tem prevista a realização de eleições gerais em 2022, após ter levado a cabo pleitos em 1992, 2008, 2012 e 2017.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

CNE reafirma comprometimento com a consolidação democrática

O Presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Manuel Pereira da Silva, exaltou em Luanda, o papel da instituição na...

Quatro dos oito partidos prestam contas à CNE

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) recebeu já os relatórios de prestação de contas de quatro partidos políticos, concorrentes às...

CNE diz que já pagou tudo mas ainda há agentes eleitorais a aguardar pelo pagamento

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) assegura ter pago a todos os agentes eleitorais com quem celebrou contratos e que...

Eleições Gerais de 2022: CNE pede ao Tribunal Constitucional que não dê provimento aos recursos da UNITA e CASA-CE

CNE pediu ao Tribunal Constitucional (TC) para indeferir os recursos contenciosos da UNITA, Bloco Democrático (BD) e da coligação...