25.6 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Eleições Autárquicas: Assembleia Nacional garante que pode concluir Pacote Legislativo Autárquico antes de Agosto de 2022

PARTILHAR

Depois do Presidente da República, João Lourenço, ter considerado esta segunda-feira, 14 de Março, é uma anormalidade, o facto de não haver autarquias locais em Angola, e ter pressionado a Assembleia Nacional a trabalhar para se corrigir esta situação, a Comissão de Administração do Estado e Poder Local da “Casa das Leis” garante que o pacote legislativo autárquico pode ser concluído ainda antes do fim do mês de Agosto do presente.

O Presidente da República garantiu esta segunda-feira, 14 de Março, que o Governo está determinado em tornar, em Angola, o poder autárquico numa realidade. O Chefe de Estado deu essa garantia em Cabo Verde onde se encontra no âmbito da visita de Estado de três dias que está a realizar ao arquipélago.

Falando em Cabo Verde, em conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo José Maria Neves, o Presidente da República, João Lourenço, disse que o facto de não haver autarquias locais em Angola, é uma anormalidade e que é preciso trabalhar, para se corrigir esta situação, tendo reafirmado a realização das eleições autárquicas em Angola.

Segundo o Presidente da Comissão de Administração do Estado e Poder Local da Assembleia Nacional, Tomás da Silva, que falava à Radio Nacional de Angola, disse o Parlamento já aprovou, por consenso, 90 por cento do pacote legislativo autárquico e acabou com o impasse que existia entre os partidos políticos em matérias sobre a institucionalização das autarquias.

Tomás da Silva sublinhou que a discussão do referido pacote tinha sido suspensa para dar primazia a revisão da Constituição em 2021.

Por outro lado, o deputado garantiu que o debate do pacote legislativo autárquico vai acontecer ainda antes das eleições gerais previstas para Agosto do ano em curso.

Entretanto, o Presidente da Comissão de Administração do Estado e Poder Local da Assembleia Nacional disse que a implementação das autarquias locais é um processo que está em curso e, por este facto, na sua visão, não se justifica a pressão que tem sido feita à Assembleia Nacional.

A proposta de lei que institucionaliza as autarquias locais em Angola já foi aprovada na generalidade e é o único diploma do pacote legislativo autárquico que falta ser discutido e aprovado nas comissões de especialidades.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Parlamentares aprovam pena máxima de oito anos para crimes de violação a menor

Os deputados à Assembleia Nacional (AN) chegaram a consenso, esta quinta-feira, sobre a pena máxima de oito de prisão...

Presidente da Assembleia Nacional conversa com embaixadores da China e Noruega

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, esta quarta-feira, em Luanda, em separado, os embaixadores da China e...

Assembleia Nacional acolhe workshop sobre sistemas de finanças públicas

O Programa de Governação Económica Regional dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste (PALOP-TL), em parceria com a...

Assembleia Nacional debate Proposta de Lei sobre Combate à Actividade​ Mineira Ilegal

A ​Comissão de Assuntos Constitucionais e Jurídicos da Assembleia Nacional​ (AN) começa​, esta segunda-feira​, a discutir, na especialidade​ e...