24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Efeitos de explosão solar já estavam previstos só que atingiram a Terra antes do esperado

PARTILHAR
FONTE:Lusa

Já se esperava que uma tempestade solar atingisse a Terra, possivelmente causando falhas de comunicação e criando auroras boreais. Mas os efeitos chegaram um pouco antes do previsto.

Um filamento solar “disparou” para fora do astro-rei este último fim de semana, criando uma grande erupção de plasma conhecida como ejeção de massa coronal (CME) em direção à Terra.

O fenómeno levou a National Oceanic and Atmospheric Administration dos EUA e emitir um alerta de tempestade geomagnética moderada de classe G2, com as possíveis consequências que lhe são apontadas.

Relacionadas com a perturbação do campo magnético da Terra, as tempestades solares podem interromper comunicações de rádio, “expulsar” satélites da órbita e até mesmo causar falhas de energia. Já pela positiva, também podem provocar auroras boreais nos polos terrestres. E foi este lado que prevaleceu.

O impacto dos ventos solares no campo magnético da Terra resultou em algumas auroras boreais, mas não foi forte o suficiente para causar interferências nos sinais de comunicação.

Os efeitos (positivos) chegaram efetivamente, mas antes do previsto. A estimativa era que os resultados da tempestade geomagnética moderada atingissem a Terra segunda-feira à noite, mas tal acabou por acontecer de manhã, ou seja cerca de 12 horas antes.

A previsão de tempestades solares é especialmente difícil nesta altura, com o Sol a mostrar-se mais ativo, além da complexidade do clima espacial, juntamente com um número limitado de sensores “no terreno”, apontam os especialistas. Antever a força de uma tempestade solar quando atinge a Terra também é muito difícil.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Missão espacial revela imagens inéditas do Sol, com ‘fogueiras’ na superfície

As primeiras imagens do Sol captadas pelos instrumentos da missão Solar Orbiter, realizada pela Agência Espacial Europeia (ESA) em...

‘Imagem invertida’ do Sol e da Terra teria sido encontrada nas profundezas do espaço

Pesquisadores alemães e norte-americanos descobriram um exoplaneta potencialmente habitável e sua estrela anfitriã, que seriam uma "imagem invertida" da...