Uma captura de tela de uma suposta notícia do G1 informando que o ministro e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Alexandre de Moraes teria dito que eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não precisarão retornar às urnas no segundo turno circula nas redes sociais.
Segundo a suposta notícia, Moraes teria dito que “nossa urna é de última geração e quem votou na chapa Lula ‘Juntos pelo Brasil’ terá o voto reaproveitado automaticamente no 2º turno”.
Mas o conteúdo se trata de uma montagem. Nenhuma notícia nesse sentido foi encontrada no portal do G1 nem em outros sites. Além disso, a informação é falsa e foi desmentida pela Justiça Eleitoral.
De acordo com uma nota da Justiça Eleitoral, a informação é “totalmente inverídica”. A nota também pontuou que as sessões do TSE são gravadas e que o ministro Moraes jamais afirmou no último dia 6 que eleitores de Lula não precisarão retornar no segundo turno. O Yahoo! Notícias verificou a gravação e, de fato, não identificou nenhuma fala de Moraes sobre a suposta tecnologia de aproveitamento de votos.
A nota da Justiça Eleitoral destacou ainda que todos os eleitores, independentemente da escolha, devem retornar às urnas no dia 30 de outubro: “Cada turno de votação é uma eleição independente”.
Uma busca no Google pela suposta manchete da notícia não identificou nenhum conteúdo semelhante no site do G1. Conforme consta na captura de tela manipulada, a reportagem teria supostamente sido publicada em 6 de outubro. No portal de notícias, há somente uma publicação sobre Alexandre de Moraes feita naquele dia, que não trata sobre uma suposta tecnologia que aproveitaria votos do primeiro turno: “Teste mostrou que não houve divergência entre votos dados e votos registrados pelas urnas, diz Moraes”.
Outros dois resultados apareceram na busca, mas foram publicados em outras páginas: “Teste de integridade das urnas eletrônicas no primeiro turno não apresentou divergências, diz Moraes”, que está na seção do Jornal Nacional e na Globoplay, com o mesmo título.
Qual a data do segundo turno das Eleições 2022?
O segundo turno será disputado no dia 30 de outubro, último domingo do mês. Assim como no primeiro turno, o horário em que os colégios eleitorais estarão abertos para receber os eleitores será das 8h às 17h no horário de Brasília. Locais com fuso diferentes do da capital deverão adaptar seus horários para que o encerramento em todo o país seja simultâneo.
Quais cargos serão votados no segundo turno das Eleições 2022?
Em estados nos quais houver necessidade, haverá disputa para governador. Todos os estados e o Distrito Federal votarão para presidente da República.
Veja a ordem de escolha na urna eletrônica no segundo turno das Eleições 2022
1) Governador (dois dígitos)
2) Presidente da República (dois dígitos)
Por Camila Xavier