A dupla Full Secção, da província da Lunda Norte, consagrou-se vencedora, sábado, em Luanda, da 10ª edição do concurso de música denominada “ Feskizomba “com o tema “Pretinha “,que recebeu 205 pontos.
O segundo lugar do evento foi atribuído pelo grupo de jurado ao concorrente Pedro Branco, da província de Luanda, com 192 pontos, com o tema “Coroa da Natureza “ , enquanto que a terceira posição coube, com 184 ponto, ao corrente da província do Cuanza Sul, Filipa Pinto.
Na quarta e quinta posição, respectivamente, ficaram os candidatos Paulo Oliveira ( 174 ) e Hélio Tomas (157 ) pontos, respectivamente. Os 18 concorrentes da décima edição receberam diploma de participação.
A organização ofereceu do primeiro ao terceiro lugar, para além do diploma, troféu e terão ainda direito a uma formação musical.
De acordo o director das Organizações África Cultura (OAC), Aníbal da Silva, foram inicialmente inscritos 120 candidatos e, na sequência das eliminatórias, reduziu-se para 70, sendo que desse número foram apurados 18 concorrentes para a fase final.
Participaram da fase final candidatos provenientes das províncias de Luanda, Cuanza Sul, Benguela, Huambo, Huíla, Uíge, Lunda Norte, Bié e Bengo.
Nesta edição, a organização homenageou a cantora Érica Nelumba , pela sua contribuição no desenvolvimento da música nacional.
O evento contou com a presença do ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição.
Actuaram como convidados, nesta edição os artistas Flay, Valéria, Lumoni Zaide e o grupo tradicional Idimakaji, que animaram o público presente na noite de consagração.
O Feskizomba é o maior festival de música Kizomba da nova geração em Angola cujo objectivo é descobrir novos talentos do estilo.
Na primeira edição participaram artistas como Kyaku Kyadaff, Mamaro Kapaça, Camilo Domingos Júnior e Ary Homem.
O festival já homenageou os músicos Pedrito, Eduardo Paim, Carlos Burity, Jacinto Tchipa, Irmãos Almeida e Isidora Campos. (ANGOP)