26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Dubai Chamber reforça cooperação com angolanos

PARTILHAR

Criada em 1965, maior câmara de comércio do mundo com mais de 300 mil membros projecta estabelecer uma cooperação mais estreita com a sua congénere angolana. Um memorando foi assinado para dar corpo a esta intenção focada na partilha do conhecimento.

A Câmara de Comércio e Indústria do Dubai (Câmara do Dubai) rubricou recentemente um memorando de entendimento (MoU) com a Câmara de Comércio e Indústria Angola-UAE, para facilitar a partilha de conhecimentos e a cooperação entre as duas câmaras.

O acordo foi anunciado à margem do Global Business Forum Africa (GBF) 2021, a decorrer na Expo 2020 Dubai, e estabelece um quadro para o desenvolvimento de relações comerciais mais fortes entre as partes e estabelece procedimentos de cooperação para melhorar a realização dos seus respectivos objectivos económicos.

Outrossim, nos termos do MoU as duas câmaras promoverão o comércio nos seus respectivos países, trocarão informações sobre oportunidades comerciais e potencial de investimento, organizarão futuras missões comerciais, viagens de estudo, eventos comerciais, feiras comerciais, exposições, seminários e sessões de formação para benefício mútuo dos seus membros. Costa ainda além disso, que ambas as câmaras enviarão e receberão delegações empresariais e incentivarão a criação de empreendimentos conjuntos entre os seus membros.

O MoU foi assinado por S.E. Hamad Buamim, presidente e CEO da Câmara do Dubai, e Bráulio Martins, presidente e CEO da Câmara de Comércio e Indústria Angola-UAE na presença de, funcionários e representantes de ambas entidades.
 - portal de angola
S.E. Buamim descreveu o MoU como um desenvolvimento importante que irá reforçar os laços comerciais entre Angola e Dubai e criar novos canais de intercâmbio comercial. Com quatro escritórios de representação localizados em África, a Câmara do Dubai espera fornecer toda a assistência e apoio necessários para assegurar que as relações comerciais Dubai-Angola continuem a florescer, acrescentou.

“Este acordo conduzirá a laços duradouros entre as comunidades empresariais de Angola e Dubai, promovendo e facilitando a cooperação económica e comercial, de acordo com as leis e regulamentos relevantes. Para além de fomentar um ambiente empresarial favorável, o acordo promove empreendimentos conjuntos através – entre outras iniciativas – da organização de missões empresariais, viagens de estudo, seminários, formação, simpósios e eventos comerciais em benefício de ambos os membros das nossas câmaras”, disse Bráulio Mohammad Sanda Martins.

A 6ª edição do GBF África é a primeira de três Fóruns Globais de Negócios organizados pela Câmara do Dubai em parceria com a Expo 2020 Dubai. Durante as últimas cinco edições do GBF África, o fórum reuniu mais de 6.000 participantes, 22 presidentes africanos e 120 ministros africanos, que realizaram mais de 1.150 reuniões bilaterais de investimento.

Câmara de Comércio e Indústria de Angola-EAU, juntamente com algumas empresas angolanas que viajaram para o Dubai, como Endiama, Sanlam, Banco BIC, Banco BAI e RSA, participaram no Fórum Global de Negócios Africa 2021 que decorreu de 13 a 14 de Outubro.

Para além do presidente da Câmara de Comércio do Dubai, Hammad Buamim, e o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Angola – EAU, Bráulio Mohammed Martins a cerimónia de assinatura do Mou contou com a presença dos ministros da Economia e Planeamento de Angola, Mário João, e da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, dos secretários de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Mário Oliveira, e para as Finanças e Tesouro, Otoniel dos Santos.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Como poderão as relações da África com a China e os EUA evoluir na era Trump?

À medida que chegam notícias sobre as escolhas do gabinete do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, muitos estão...

A China e a Indonésia aumentam a cooperação e assinam acordo de 10 mil milhões de dólares em energia e tecnologia verdes

A China e a Indonésia assinaram no domingo acordos no valor de 10 mil milhões de dólares no Fórum...

Nigéria e Grã-Bretanha estabelecem parceria estratégica para reforçar os laços económicos e a segurança

A Nigéria e o Reino Unido afirmaram na segunda-feira que estabeleceram uma parceria estratégica para impulsionar o crescimento económico,...

A África do Sul pretende reforçar os laços com África e a China à medida que as barreiras comerciais globais são erguidas

O Ministro do Comércio da África do Sul afirmou que o seu país procura laços comerciais e de investimento...