“Olá a todos. Daqui Dino d’ Santiago e é com enorme prazer que celebro este dia 5 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa”.
Foi através de uma apresentação em vídeo que Dino d’Santiago se associou às celebrações do primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa. A data, 5 de maio, tinha já sido oficializada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A iniciativa resulta de uma parceria entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a representação portuguesa na UNESCO, a ONUNews e a RTP
Esta terça-feira, o cantor e compositor português de ascendência cabo-verdiana juntou-se um conjunto de personalidades lusófonas de diferentes áreas que recorreram à internet para assinalar a conquista de um espaço própiro para o português no calendário internacional.
“A proclamação do dia 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa é um justo reconhecimento da sua relevância global, ela própria uma afirmação de diversidade, a língua portuguesa vai-se construindo no dia-a-dia de vários povos de todos os continentes, num constante enriquecimento da sua multiculturalidade”
António Guterres
Secretário-geral da Organização das Nações Unidas
Chamam-lhe a língua de Camões, mas é hoje propriedade de 265 milhões de pessoas. De lá para cá, nas palavras do próprio poeta, o português tem vindo a mostrar novos mundos ao mundo e é hoje língua-mãe de nove países e o quarto idioma mais falado à escala global.
Estima-se que até ao final do século XXI haja no mundo 500 milhões de falantes de português.