26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Detido em flagrante falso agente do SIC no Huambo

PARTILHAR

Um cidadão nacional de 40 anos de idade, que se fazia passar por agente do Serviço de Investigação Criminal (SIC), foi detido em flagrante, no fim-de-semana, na província do Huambo.

Segundo uma nota de imprensa do Comando da Polícia Nacional na província do Huambo, o detido recolhia processos individuais e dinheiro a vários cidadãos, alegando enquadramento neste órgão do Ministério do Interior.

No momento da detenção, nas imediações da Paróquia da Igreja Católica, no bairro São João, arredores da cidade do Huambo, foi-lhe apreendida uma mochila que continha, no seu interior, diversos documentos em pastas de processos individuais de seis cidadanias nacionais.

Aos cidadãos, lê-se no documento institucional, o suposto agente do SIC cobrou entre 50 mil a 100 mil Kwanzas.

Trata-se do primeiro caso do género, este ano, nesta região do Planalto Central, onde vivem mais de dois milhões e 600 mil habitantes, distribuídos em 11 municípios.

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) é o órgão executivo central do Ministério do Interior, com autonomia administrativa e de gestão orçamental, que constitui o corpo superior de polícia criminal e judiciária.

Ao SIC compete executar as políticas e medidas legislativas destinadas a investigar indícios de crimes, adoptar meios de prevenção e repressão da criminalidade, realizar a instrução preparatória de processos-crime da sua competência e efectuar detenções, revistas, buscas e apreensões, perícias e exames, nos termos da lei.

É um órgão cuja actividade, em matéria de instrução de processos está sujeita à fiscalização do Ministério Público.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Ministra de Estado destaca engajamento da igreja na promoção da paz

A ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringote, destacou, este sábado, a necessidade de um maior engajamento das...

Acto central do Dia da Paz e Reconciliação Nacional acontece no Huambo

A cidade do Huambo acolhe, quinta-feira, o acto central das celebrações do 22º aniversário da Paz e Reconciliação Nacional,...

Comboio do CFB colhe mortalmente cidadão no Cachiungo

Um cidadão nacional de, aproximadamente, 37 anos de idade, foi colhido mortalmente na manhã deste sábado, por um comboio...

Huambo contemplado com centro de formação de alta tecnologia

A infra-estrutura, com mais de 30 laboratórios e seis oficinas, é uma doação da República Popular da China ao...